Chamada n. 16 - Dossiê Sures, 1º semestre de 2021

2020-09-22

A dimensão do autoritarismo e das práticas repressivas – assim como das resistências – ainda permanecem como temas relevantes a serem explorados na história das ditaduras militares do Cone Sul. Para este dossiê, propomos a reunião de trabalhos que abordem a repressão e as resistências no campo artístico, com o objetivo de trazer à tona análises que tratem de aspectos fundamentais para a compreensão histórica dos regimes militares. Nenhum regime autoritário se mantém no poder valendo-se apenas da coerção e da violência física. É neste sentido que a arte se torna, para os governos militares, um importante campo de batalha a ser conquistado, e diversas estratégias de ação foram mobilizadas pelas ditaduras com o fim de atingir esse objetivo. Se, por um lado, houve recrudescimento da atuação repressiva do Estado, por outro, houve resistência cultural e um processo de politização e engajamento nas artes. 

Pensando na chave da repressão/resistência no campo artístico-cultural durante as ditaduras, convidamos a apresentarem contribuições que tratem, por exemplo, das seguintes perspectivas/temas/questões: criação e organização do sistema repressivo dos regimes militares voltado ao controle cultural; a censura e a perseguição à classe artística; o impacto das políticas culturais promovidas pelos governos militares; as “zonas cinzentas” e suas nuances presentes nas relações entre artistas-intelectuais/Estado/empresariado; os movimentos contestatórios e o engajamento político no cinema, teatro, música, literatura, televisão; as condições de produção da arte sob censura e inserida no processo de ascensão da indústria cultural; relações de gênero, raça e outros marcadores de diferença no campo da produção artística; a construção de uma memória oficial e as consequentes disputas pela memória; análises comparativas entre os regimes militares do Cone Sul.

Organizadoras:

Ana Marília Carneiro

Pós-doutoranda em História (CAPES-PrInt/UFMG). Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Laboratório de História do Tempo Presente LHTP/UFMG

http://lattes.cnpq.br/1868716813818888

Natália Cristina Batista

Pós-doutoranda no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de História Oral NHEO/UFMG

http://lattes.cnpq.br/7604769311506722

 

Submissões de 21/09/2020 a 21/02/2021. 

Mais informações em: https://revistas.unila.edu.br/sures/about/submissions

 

Serão aceitos trabalhos para nas seguintes modalidades:   Artigos e ensaios de caráter descritivo e interpretativo. Resenha crítica de livros publicados nos últimos três anos. Entrevista relacionada ao tema do dossiê, com pesquisadores/as que se destaquem na temática. Submissão de artigos, entrevistas e resenhas: https://revistas.unila.edu.br/sures/about/submissions     Nas Subseções são aceitas imagens (Fotos e/ou ilustrações) relacionadas ao tema do dossiê, em preto e braco e/ou colorida, em tamanho acima de 100 dpi. E também textos poéticos, narrativas e poesias originais. E ainda trabalhos do campo das artes visuais e das artes plásticas (fotografias, ensaios fotográficos, esculturas, pinturas, murlismo, grafitte, gravuras, instalações, performances), podem ser aceitos para publicação na revista, desde que em conformidade com a temática do dossiê e digitalizados.   O envio do material das subseções é realizado conforme prazo do dossiê temático e através do email suresrevista.unila@gmail.com. E deve conter o material anexado, acompanhado dos dados de sua autoria e da descrição do conteúdo.    

Próximos dossiês:

Migrações, Trabalho e Cultura: movimentações populacionais, cultura e relações de trabalho no mundo contemporâneo – Adriana de Carvalho Medeiros (UFU; acmedeiros22@gmail.com) e Emeson Tavares da Silva (UNICENTRO; etavares@unicentro.br). Chamada de 01/03 a 24/09/2021.

 

Memória e Patrimônio Insurgentes – Ana Rita Uhle (ana.uhle@unila.edu.br) e Hernán Venegas Marcelo (hernan.venegas@unila.edu.br). Chamada de 12/01/2022 a 17/04/2022.

 

Mulheres e Trabalho no Cinema e Audiovisual Latino-Americano – Marina Cavalcanti Tedesco (UFF; ninafabico@gmail.com); Francieli Rebelatto (UNILA; francieli.rebelatto@gmail.com) e Tainá Xavier Pereira (UNILA; tainaxp@gmail.com). Chamada de 06/06 a 15/09/2022.