Letramento digital via web 2.0: o uso da rede social edmodo nas aulas de língua espanhola
Resumen
Este artigo investiga o processo de letramento digital em alunos do 2º ano do Ensino Médio, por meio da utilização da rede social edmodo na disciplina de Língua Espanhola, tendo como base estudos sobre letramento digital e utilização de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Observamos que o edmodo colabora para competência tecnológica dos estudantes e para a educação.Citas
ARAÚJO, F. Web 2.0. in: InfoEscola. 2013. Disponível em <http://www.infoescola.com/informatica/web-2-0>. Acesso em 27 jun. 2013.
ARAÚJO, J. C. Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n. 46 (1), p. 79?92, jan./jun. 2007
BOHN, V. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na web. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais- 26h.asp. Acesso em: 08 de agosto de 2012.
COUTO, E. S; ROCHA, T. B. Identidades contemporâneas: a experimentação de “eus” no Orkut. In: COUTO, E. S; ROCHA, T. B (Orgs.). A vida no Orkut: narrativas e aprendizagem nas redes sociais. Salvador: EDUFBA, 2010.
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educ. rev., Belo Horizonte, vol.26, n.3, p. 335-352, dez. 2010.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MENEGASSI, R. J. O processo de produção textual. In: SANTOS, A. R; GRECO, E. A; GUIMARÃES, T. B (Orgs.). A produção textual e o ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 75-102.
NOVAIS, A. E. Experiências genuinamente digitais e a herança do impresso: o que ajuda na interação com as interfaces gráficas. In: RIBEIRO, A. E. et al. Linguagem tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponívelem:<http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20?%20Part1.pdf>. Acesso em: 26 agosto de 2012.
ROJO, R. H. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábolas Editorial, 2012.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Educ. Soc. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143?160, dez. 2002.
TORI, R. As tecnologias interativas na educação de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2010.
VEEN, W, VRAKKING, B. Home Zappiens: educando na era digital. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.