Nos caminhos da integração e da interculturalidade: os desafios da UNILA
Resumen
RESUMO
A interculturalidade enseja um desafio teórico e prático. Amplo e ao mesmo tempo complexo. Inicialmente abrigado no campo da educação, o termo vem ganhado visibilidade e potencial de debate nos últimos anos, chegando a alcançar as arenas discursivas da saúde, do direito, etc... Discutida preliminarmente, em contexto de educação indígena, observo a importância de ampliar o alcance da discussão para outras possibilidades de encontro onde a desigualdade e a diferença se apresentam. Este artigo procura fazer uma breve reflexão sobre as possibilidades e desafios da integração e da inteculturalidade no Ensino Superior. Análise parte de algumas reflexões enquanto docente na disciplina de Diversidade Cultural e Interculturalidade. Revisitar os pressupostos políticos e teóricos que orientaram a criação da Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA – é importante para definir a base de atuação da prática docente. Para uma melhor elucidação da proposta, o artigo está dividido em três partes. Na primeira apresento a importância das universidades nas políticas de integração. Na sequência, os pressupostos que levaram à criação da Unila. Em seguida discorro sobre os desafios da interculturalidade em contextos acadêmicos.