Aportes de Paulo Freire para a formação docente na perspectiva da pedagogia decolonial
Resumen
No presente artigo, caracterizado por ser uma pesquisa bibliográfica e de cunho qualitativo, recorremos à pedagogia decolonial, sobretudo aos aportes de Paulo Freire, visando oportunizar uma reflexão sobre a formação docente enraizada em saberes latino-americanos, comprometidos com a transformação social e com a humanização. Para tal, evidenciamos a crítica ao eurocentrismo e seus impactos na formação de profissionais da educação.
Citas
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília , n. 11, p. 89-117, Aug. 2013.
______. Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. Dados, Rio de Janeiro , v. 60, n. 2, p. 505-540, Apr. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987 (O mundo hoje, v. 21).
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed., Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
______. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.
______. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 11ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
______. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
GÓES, Virginia Santiago dos Santos. Colonialidade do saber e a dinâmica universitária latino-americana: reflexões desde e com o eixo de Fundamentos de América Latina da UNILA. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Integração Latino-americana, Ppgical, Universidade Federal da Integração Latino-americana, Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: <https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/3643/Colonialiadade%20do%20saber%20e%20a%20din%C3%A2mina%20universit%C3%A1ria%20latino-americana_reflex%C3%B5es%20desde%20e%20com%20o%20eixo%20de%20Fundamentos%20de%20Am%C3%A9rica%20Latina%20da%20UNILA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 05 de julho de 2019.
LOPES, F. A.; ARANHA, A. V. S. Pedagogia da utopia: um diálogo entre Paulo Freire e Ernst Bloch. MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO , v. 1, p. 133, 2017.
MGINOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, FOZ DO IGUAÇU/PR, 1(1), PP. 12-32, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Julianafrz/Downloads/772-2646-1-PB.pdf. Acesso em: 04 de julho de 2019.
OLIVEIRA, Edilson Moreira de; ALMEIDA, José Luis Vieira de; ARNONI, Maria Eliza Brefere. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática. Sociedade Educativa – Consciência e Compromisso, Editora Loyola, São Paulo: SP, 2007.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de.; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100002. Acesso em: 19 de março de 2019.
QUIJANO, Aníbal (2005). Colonialidad y modernidad-racionalidad. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/36091067/Anibal-Quijano-Colonialidade-e-Modernidade-Racionalidade. Acesso em 05 julho 2019.
REIS, M. N.; ANDRADE, M. F. F. O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas. Revista Espaço Pedagógico, n. 202, março 2018.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Relações de poder no interior do campo universitário e as licenciaturas. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 111, p. 182-201, Dec. 2000.
ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil. 25ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SILVA, J. F.; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da . A crítica decolonial das epistemologias do Sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-Campo/2013. Realis Revista de Estudos Antiutilitaristas e Poscoloniais , v. 4, 2014.
WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. 553 p.
ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil. 25ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SILVA, J. F.; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da . A crítica decolonial das epistemologias do Sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-Campo/2013. Realis Revista de Estudos Antiutilitaristas e Poscoloniais , v. 4, 2014.
WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. 553 p.