PEDAGOGIA DECOLONIAL E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NEGRAS

Autores

Resumo

Este artigo de reflexão crítica foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado em andamento e tem como objetivo explicitar os resultados preliminares da pesquisa-intervenção com uma turma do 5º ano, em Florianópolis/SC - Brasil/SC - Brasil. Na escola, a mestranda realizou  atividades pedagógicas estruturadas a partir da pedagogia decolonial e africanizou sua base teórica escolhendo autoras (es) da diáspora negra, de forma a contrariar a colonialidade dos narrativas científicas. É possível ser professor e ensinar estudantes negros e brancos que a superioridade cognitiva, estética, epistemológica e moral da branquitude é mentira, que a Europa não é o centro e muito menos o início do mundo, que a universalidade não faz sentido. É possível que estudantes negros tenham autoestima, amem sua negritude, sua africanidade, tenham orgulho do seu legado, para tal é fundamental que a formação de professores seja antirracista.


Palavras-chave:Pedagogia Decolonial. ldentidade negra. Relações étnico-raciais

Biografia do Autor

Gieri Toledo Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação na área de Sujeitos, Processos educativos e docência - Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga.

Referências

DIOP, Cheikh Anta. Precolonial black Africa: a comparative study of the political and social systems of Europe and black Africa, from Antiquity to the formation of modern states. 1ed. Lawrence Hills & Company: Connecticut, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 56 ed. Paz e Terra: São Paulo, 2018.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Editora da UFBA: Salvador, 2008.

GARVEY, Marcus Mosiah. Procure por mim na tempestade: de pé raça poderosa. 1 ed. CFMG: São Paulo, 2017.

GOMES, Nilma Lino. “Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo”. Educação e Pesquisa, v. 29, n.1, jun, 2003.

GOMES, Nilma Lino. “Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de

atuação”. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2 ed. Brasília: Ministério da educação, Secretaria da Educação Continuada, alfabetização e diversidade, 2005. P. 143-154.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolo da identidade negra. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

hooks, bell. Teaching to transgress: education as the practice of freedom. 1 ed. London: Routledge, 1994.

hooks, bell. WE REAL COOL: black men and masculinity. 1 ed. London: Routledge, 2004

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. 1 ed. São Paulo: Elefante, 2019.

MUNANGA, Kabengele. “Educação e diversidade étnico-cultural: a importância da história do negro e da África no sistema educativo brasileiro”. In: MULLER, Tânia Mara Pedroso; COELHO, Wilma de Nazaré Baía Coelho (Org). Relações étnico-raciais e diversidade. 1 ed. Niterói: Editora Alternativa, 2013. p. 21-32.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes ; CANDAU, Vera Maria Ferrão. “Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil”. Educação em Revista, v.26, n.1, p. 15-40, abr. 2010

PASSOS, Joana Célia dos. “Relações raciais, cultura acadêmica e tensionamentos após ações afirmativas”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.02, jun., 2015.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad y modernidad/racionalidad”. Perú Indígena, v. 13, n. 29, p.11-20, 1992.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina”. In: LANDER, E. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 227-277

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad del poder y clasificación social”. In: CASTROGÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Ed). El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. 1 ed. Bogotá: Siglo del Hombre Editores , 2007. p. 93-126.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. “Crianças negras entre a assimilação e a negritude”. Revista Eletrônica de Educação, v.9, n. 2,, p.161-187, 2015.

SILVA, Roberto Carlos Costa da; CRUZ, Eliane Almeida de Souza ; SANTOS,Julio Cesar Araujo dos. “Educação outra: ações docentes como pedagogia decolonial e intercultural”. Revista Pensamiento Actual, v. 18, n. 30, p. 195-204, nov. 2018.

VEIGA, Lucas. “Além de preto é gay: a diáspora da bixa preta”. In: RESTIER, Henrique; SAOUZA, Rolf Malungo de (Org). Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades. 1 ed. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2019. p. 77-92.

WERNECK, Jurema. “Racismo institucional e saúde da população negra”. Saúde e Sociedade, v. 25, n.3, p. 535-549, out. 2016.

Downloads

Publicado

2020-06-24