Epistemologias do Sul em contraste a Naturalização do Racismo Estrutural: combate a sociedade desigual.

Autores

  • Carolina Cristine Goss Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nei Alberto Salles Filho Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os vértices das epistemologias do sul em contraste com o racismo estrutural, viabilizando o enfrentamento através da Cultura de Paz. Se caracteriza uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Será debatido sobre a construção do racismo e sua naturalização e a análise de meios de enfrentar o Racismo Estrutural e toda forma de violência através da Cultura de Paz. O principais autores citados foram: Rayo (2004), Almeida (2019) e Boaventura e Meneses (2009). Através da literatura, pode-se constatar que o Racismo Estrutural está naturalizado em nossa sociedade, advindo das formas autoritárias e de dominação explicadas pelo colonialismo. Cultura de Paz, vem para eliminar qualquer tipo de manifestação de violência, desenvolvendo a partir dos Diretos Humanos mais equidade e empatia.

Biografia do Autor

Carolina Cristine Goss, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - (UEPG/PR) na área de concentração, Cidadania e Políticas Públicas. cursando a linha de pesquisa Estado, Direito e Políticas Públicas. Possui Pós Graduação em Ensino Lúdico pela Faculdade São Braz. Graduada em 2017 em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Apresenta Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL/PR). Componente do Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade. Possui interesse em pesquisas relacionadas a Educação em Direitos Humanos, Sustentabilidade e Educação para a Paz.

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa - (UEPG/PR). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), com Pós-Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - (UNIMEP/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (Mestrado/Doutorado) da UEPG/PR. Professor do Curso de Educação Física (Graduação) da UEPG/PR, na área de Formação Docente. Pesquisador dos grupos:(1) Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade e (2) Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. Desenvolve estudos referentes à cultura de paz e educação para a paz, direitos humanos, conflitologia e ecoformação/sustentabilidade a partir das perspectivas da teoria da complexidade e de abordagens sociológicas. Coordenador do Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG), que atua na formação de recursos humanos em alternativas às violências e qualificação das convivências através de cursos, palestras e oficinas voltadas ao campo das políticas públicas e das organizações.

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Publicado

2020-06-24