O estudo das lutas, resistências e desafios enfrentados pelos povos indígenas na atualidade: aplicando a Lei n° 11.645/08 na Geografia no Ensino Médio
Resumo
O presente artigo discute uma proposta de abordagem da questão indígena no ensino de Geografia do Ensino Médio, dando cumprimento à Lei n° 11.645/08, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial escolar. A abordagem proposta tem como eixo norteador o pensamento e a pedagogia decolonial, além do bem viver e da desobediência epistêmica como formas de resistência indígena e apresenta as atuais lutas, resistências e desafios enfrentados pelos povos indígenas perante conflitos agrários e impactos socioambientais resultantes de empreendimentos hidrelétricos, agroindustriais e minerários. Pretende-se, assim, conscientizar e mobilizar os estudantes quanto à questão indígena, possibilitando a transformação social e a construção de um futuro no qual as ações e decisões políticas e econômicas não violem os direitos desses povos.