Sobre a Revista

Linha Editorial

A TEKOA (ISSN: 2764-8893) tem sua linha editorial com enfoque em movimentos sociais, fluxos culturais, identidades, modernidades, instituições e linguagens. Pautada desde a historicidade e contingência das contribuições recebidas para possíveis publicações, a revista reafirma desde o Sul global sua convergência com os estudos e pesquisas realizados no âmbito do PPGHIS/UNILA.

Princípios

Fomentar diálogos, discussões, debates, avanços em estudos e pesquisas relevantes para os campos das humanidades e ciências sociais, através de materiais selecionados para possível publicação em suporte escrito e audiovisual, considerando perspectivas em rede que valorizem diferentes sujeitos, suas particularidades, espaços, e temporalidades desde o cahamado Sul global.

Estimular colaborações e produções originais, autênticas, em elevado padrão de qualidade, inéditas e inauditas que venham de autorxs  latino-americanxs, caribenhxs entre outrxs que tenham interesse em alcançar os espaços de recepção e difusão acadêmica.

Valorizar o diálogo, a discussão e o debate entre ideias, perspectivas, visões de mundo e valores sempre que fundamentados na busca por mais justas simetrias entre as diferenças simbólicas e culturais, nas tendências à libertação dos povos e ampla equidade social consideradas a partir de categorias como raça, gênero, etnia, classe social, origem e geração, tendo vistas ao reconhecimento e elevação dos povos atualmente oprimidos que habitam e pertencem aos espaços do Sul global.

Normas para publicação

Serão aceitas contribuições de produtores (as) culturais, graduandos (as), graduados (as), pós-graduandos (as), mestres (as), doutores (as) e pós-doutores(as) de acordo com as normas técnicas da ABNT e da Biblioteca Latino-americana da Unila (BIUNILA).

Será possível publicar em português e espanhol. Em se tratando de textos escritos, é necessário observar página tamanho A4, margens 2,5 cm em todos os lados, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, título, resumo e palavras-chave em pelo menos duas línguas (português e espanhol) e em até três línguas, contendo entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé. Materiais em suporte audiovisual, como músicas, vídeos e entrevistas não transcritas poderão ter uma extensão entre dois minutos e duas horas (será considerado o formato “podcast”). A Revista Tekoa receberá, via e-mail ou através de compartilhamento em nuvem eletrônica, materiais em fluxo contínuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.

Os originais serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Doutor ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem alfabética de sobrenomes de autores, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor responsável pelo número.

Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.

Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação;

Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, espanhol, ou inglês. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas. Todos os trabalhos terão seus títulos, resumos e palavras-chave traduzidos em português, espanhol, ou inglês.A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.

Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:

Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas.

Relatos de experiências: compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.

Revisões de literatura: compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.

Entrevistas

Resenhas de projetos

Resenhas de livros

Periodicidade

A revista Tekoa ISSN: 2764-8893 é uma publicação semestral, produzindo dois edições por ano, agrupadas em volumes.

Normalmente, a primeira edição é publicada no período de Abril-Julho. A segunda, setembro-dezembro.

Indexações:

Latindex

Google Scholar

LatinRev

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.