TEKOA

Sobre a Revista

A TEKOA é uma iniciativa discente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-americana (PPGHIS/UNILA). A palavra Tekoa é de origem Guarani (mbyá e ñandeva), língua que pertence à família linguística Tupi-Guarani (tronco macro-Tupi) e significa o lugar onde se vive conforme o sistema social dos povos Guarani. Os modos de ser, saber e poder Guarani, além da elaboração de seus territórios, fazem parte de uma cosmologia marcada em diversas regiões da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Explorando as interações e conexões com outros contextos do Sul global, a revista propõe a construção de um espaço de difusão cultural e acadêmica sem fronteiras para a circulação dos olhares, saberes, domínios, práticas e sociabilidades presentes na América Latina e Caribe. Sua perspectiva é, portanto, transdisciplinar, transnacional, conectada com outros mundos e realidades Sul-Sul, através do tempo e do espaço.

Assim como a História, a TEKOA estabelece diálogos com diferentes campos disciplinares, aberta às contribuições de todas as áreas das humanidades e ciências sociais. Orientada para publicações semestrais, recebemos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, produções artísticas e fontes primárias circunstanciadas em fluxo contínuo, sempre em caráter inédito, inaudito e original, capaz de relacionar questões referentes a espaços e temporalidades diversas.

Anúncios

Prorrogada a recepção de trabalhos para o dossiê "Resistências indígenas no ano em que o mundo parou, 2020"

2022-05-18

Está prorrogada a recepção de trabalhos para o Dossiê "Resistências indígenas no ano em que o mundo parou, 2020"

O dossiê será organizado em duas seções:

1) A luta e a resistência à violência perpetrada pelas mudanças na política indigenista e;
2) O cuidado e as ações executadas por povos indígenas para o enfrentamento e o controle da pandemia em suas comunidades.

Prazo para envio de trabalhos15 de junho de 2022.

 

Organizam este dossiê:

Barbara M. Arisi | PhD

Virije Universiteit Amsterdam, Social and Cultural Anthropology Department.

Clovis Antonio Brighenti | Dr

Universidade Federal da Integração Latino-americana.

Saiba mais sobre Prorrogada a recepção de trabalhos para o dossiê "Resistências indígenas no ano em que o mundo parou, 2020"