INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA:
UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESCOLAS INDÍGENAS E UMA ESCOLA URBANA NA AMAZÔNIA (PARÁ)
Palavras-chave:
Interculturalidade Crítica, Ensino De História, Educação Escolar IndígenaResumo
O artigo analisa como a interculturalidade crítica se manifesta no ensino de História em três escolas públicas: duas escolas indígenas, na Terra Indígena (TI) Mãe Maria em Bom Jesus do Tocantins/PA, e uma escola de Marabá/PA. Por meio de entrevistas com professores (indígena e não indígena), análise de planos de curso, observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e documentos institucionais, realiza-se uma comparação das práticas pedagógicas. Os resultados mostram que, nas escolas indígenas, há práticas consistentes de revalorização cultural e decolonização curricular, enquanto na escola urbana predomina uma abordagem multicultural superficial. A pesquisa aponta os limites estruturais da implementação de uma educação antirracista e sugere caminhos para fortalecer a interculturalidade crítica como projeto político-pedagógico.
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