INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA:

UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESCOLAS INDÍGENAS E UMA ESCOLA URBANA NA AMAZÔNIA (PARÁ)

Autores

  • Gilvan Maciel Gomes Unifesspa
  • Maria Helena Fontes Pereira UNIFESSPA
  • Natália Da Cunha Da Silva Sacramento UNIFESSPA

Palavras-chave:

Interculturalidade Crítica, Ensino De História, Educação Escolar Indígena

Resumo

O artigo analisa como a interculturalidade crítica se manifesta no ensino de História em três escolas públicas: duas escolas indígenas, na Terra Indígena (TI) Mãe Maria em Bom Jesus do Tocantins/PA, e uma escola de Marabá/PA. Por meio de entrevistas com professores (indígena e não indígena), análise de planos de curso, observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e documentos institucionais, realiza-se uma comparação das práticas pedagógicas. Os resultados mostram que, nas escolas indígenas, há práticas consistentes de revalorização cultural e decolonização curricular, enquanto na escola urbana predomina uma abordagem multicultural superficial. A pesquisa aponta os limites estruturais da implementação de uma educação antirracista e sugere caminhos para fortalecer a interculturalidade crítica como projeto político-pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Maciel Gomes, G., Fontes Pereira, M. H., & Da Cunha Da Silva Sacramento, N. (2025). INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA:: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESCOLAS INDÍGENAS E UMA ESCOLA URBANA NA AMAZÔNIA (PARÁ). TEKOA, 5(5). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/5614