Aproximando indígenas e não indígenas

reflexões e potencialidades de intercâmbio intercultural na educação básica (2023/2024)

Autores

  • Patrícia Universidade Federal de Uberlândia
  • Ordália Universidade Estadual de Goiás
  • Mislele Escola Estadual Ângela Teixeira

Palavras-chave:

Interculturalidade Crítica

Resumo

Este artigo apresenta duas edições do Projeto de Intercâmbio Intercultural desenvolvido em diálogo intercultural entre escolas indígenas e escolas não indígenas. Trata-se de uma proposta inserida como parte do programa da Semana dos Povos Indígenas (SPI)[1] e que teve sua primeira edição no evento em 2023. Tem como objetivo, apresentar discussões sobre: a interculturalidade para estudantes não indígenas; interculturalidade crítica no Ensino de História; a proposta do Projeto de Intercâmbio Intercultural por nós desenvolvido durante dois anos consectutivos (2023 e 2024); a participação das escolas envolvidas; as etapas do projeto e um relato de experiência da professora Mislele Souza da Silva que atua da rede pública da Educação Básica da cidade de Uberlândia. Baseou-se nos registros fotográficos e orais coletados durante o desenvolvimento do trabalho, analisados com base em bibliografia concernente ao ensino da temática indígena e da interculturalidade crítica. O projeto se mostrou potente no aprendizado da temática indígena em ambientes escolares da educação básica.

Palavras-chave: Intercâmbio Intercultural. Indígena e Não Indígena. Interculturalidade crítica.

[1] Organizada pela PUC Goiás em parceria com inúmeras instituições, dentre elas a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia, Universidade Federal de Uberlândia

Professora no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na Graduação e no ProfHistória. Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás. Possui Graduação e Mestrado em História pela mesma Universidade. A Linha de Pesquisa em que desenvolveu a tese: Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História. Foi professora na Universidade Estadual de Goiás de 2002 a 2005, ministrando a disciplina de Didática e Prática de Ensino de História.  Integra atividades como participante dos projetos de pesquisa: História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade e Saúde Indígena e Bom Viver da UFG. Coordena o projeto de Pesquisa: Tempo, interculturalidade e decolonialidade: histórias indígenas no Ensino de História na Universidade Federal de Uberlândia. Coordena o Grupo de Estudos GEHID-ARANDU.

Ordália, Universidade Estadual de Goiás

Pesquisadora da história dos protestantismos no Estado de Goiás a partir da interculturalidade. Participa do grupo de pesquisa do CNPq História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade (PPGH/UFG) e do Laboratório de Pesquisa em Religiões e Modernidades (LAPREM - PPGHIS/UEG). Integra os GTs Ensino de História e Educação e História e Cultura Indígenas da ANPUH-GO. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Goiás, com atividades na graduação e pós-graduação em História. Foi orientadora do Programa de Residência Pedagógica (Editais Capes 2020 e 2022). Atualmente é orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Edital 2024). Possui graduação (1999), mestrado (2004) e doutorado em História (2019) pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática e Metodologia do ensino de História e Estágio Supervisionado, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, ensino de história e formação de professores.

Mislele, Escola Estadual Ângela Teixeira

Mestra e graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também é Especialista em "Culturas e História dos Povos Indígenas" pela Faculdade de Educação (FACED/UFU). Atualmente é servidora pública, atua como Professora de Educação Básica na Escola Estadual Ângela Teixeira, em Uberlândia MG.

 

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Nascimento, P., Araújo, O. C. G., & Silva, M. S. da. (2025). Aproximando indígenas e não indígenas: reflexões e potencialidades de intercâmbio intercultural na educação básica (2023/2024). TEKOA, 5(5). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/5623