Aproximando indígenas e não indígenas
reflexões e potencialidades de intercâmbio intercultural na educação básica (2023/2024)
Palavras-chave:
Interculturalidade CríticaResumo
Este artigo apresenta duas edições do Projeto de Intercâmbio Intercultural desenvolvido em diálogo intercultural entre escolas indígenas e escolas não indígenas. Trata-se de uma proposta inserida como parte do programa da Semana dos Povos Indígenas (SPI)[1] e que teve sua primeira edição no evento em 2023. Tem como objetivo, apresentar discussões sobre: a interculturalidade para estudantes não indígenas; interculturalidade crítica no Ensino de História; a proposta do Projeto de Intercâmbio Intercultural por nós desenvolvido durante dois anos consectutivos (2023 e 2024); a participação das escolas envolvidas; as etapas do projeto e um relato de experiência da professora Mislele Souza da Silva que atua da rede pública da Educação Básica da cidade de Uberlândia. Baseou-se nos registros fotográficos e orais coletados durante o desenvolvimento do trabalho, analisados com base em bibliografia concernente ao ensino da temática indígena e da interculturalidade crítica. O projeto se mostrou potente no aprendizado da temática indígena em ambientes escolares da educação básica.
Palavras-chave: Intercâmbio Intercultural. Indígena e Não Indígena. Interculturalidade crítica.
[1] Organizada pela PUC Goiás em parceria com inúmeras instituições, dentre elas a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Uberlândia.
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