A Retomada: São Paulo é Território Indígena

Discussões de qualificação do SUAS e do fortalecimento da política indígena

Autores

  • Gabriele Duarte Shoji Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

assistência social; metodologia; política indígena; Guarani Mbya; parentesco.

Resumo

Tendo em vista o histórico genocídio e etnocídio dos povos originários na cidade de São Paulo, este trabalho visa estabelecer o respeito as cosmovisões dos povos originários da cidade por uma discussão sobre a qualificação do atendimento do SUAS. Por um SUAS Sem Racismo! O Censo TI Jaraguá 2024 registra a presença da população indígena do Território do Jaraguá, reconhecendo as particularidades dos povos, trazendo à tona suas diferentes realidades frente à urbanidade para o debate das políticas públicas. 

Dando atenção ao fenômeno demográfico como forma de agenciar a presença indígena da cidade na luta contra o apagamento da sua territorialidade e memória, causadas pela violência institucional da sistematização de dados por metodologias que não consideram o caráter epistemológico das dinâmicas de parentesco e de reciprocidade. A valorização da pluralidade de ideias e a multiplicidade sociocultural devem ser as bases iniciais para realização de ações de trabalho, pesquisa e atendimento de indígenas. Destacando a colaboração com as lideranças e comunidades indígenas, viabilizamos uma articulação de base e uma agenda interlocutora que possui formas sociais, procedimentos próprios e memórias locais que devem influenciar diretamente o repertório metodológico na documentação e na atuação de servidores em territórios e comunidades indígenas. Este trabalho fortalece o embasamento etnográfico da observação participante como método de escuta ativa e sensível, respeitando o protagonismo indígena e promovendo a centralidade de suas memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Duarte Shoji, G. (2025). A Retomada: São Paulo é Território Indígena : Discussões de qualificação do SUAS e do fortalecimento da política indígena . TEKOA, 5(5). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/5722