Literatura indígena como prática de ensino antirracista

experiências com o projeto "Raízes e Histórias Ancestrais"

Autores

  • Taynara Aparecida Ferreira da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Literatura Indígena, Educação Antirracista, Ensino

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel da literatura indígena como ferramenta pedagógica na construção de uma educação antirracista, considerando sua relevância para a efetivação da Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena em todos os níveis de ensino no Brasil. Com base na premissa de que a literatura é uma linguagem sensível, capaz de provocar deslocamentos e formar sujeitos críticos, analisa-se como as narrativas produzidas por autoras e autores indígenas contribuem para ampliar o repertório cultural de adolescentes no ambiente escolar, rompendo com estereótipos coloniais e promovendo o reconhecimento das epistemologias dos povos originários. Para tanto, apresenta-se a experiência do projeto “Raízes e Histórias Ancestrais: valorizando a literatura indígena em Chapecó”, realizado entre 2024 e 2025. As atividades do projeto foram organizadas em oficinas, encontros formativos e elaboração de sequências didáticas que dialogam com as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao valorizar autorias indígenas contemporâneas, o projeto promoveu espaços de escuta e diálogo intercultural, contribuindo para práticas educativas comprometidas com a justiça social e com a superação do epistemicídio na educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Silva, T. A. F. da. (2025). Literatura indígena como prática de ensino antirracista : experiências com o projeto "Raízes e Histórias Ancestrais". TEKOA, 5(5). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/5634