PEDAGOGÍA INTERCULTURAL
Experiencia en Puerto Iguazú
Palavras-chave:
Educación; Interculturalidad; Yryapu; Mbya Guaraní; Misiones.Resumo
A educação constitui uma estratégia chave para resistir, nutrir e reivindicar a cultura. A educação constitui uma ferramenta de comunicação e transmissão que, a partir de perspectivas diversas, resulta em construções interculturais positivas, como também em relações de dominação e imposição. A modalidade Escola Intercultural Bilingue, surge para incluir povos indígenas ao sistema educativo formal argentino. Este trabalho propõe identificar a relação intercultural presente na Escola B.O.P. n. °117, localizada dentro da comunidade Mbya guaraní Yryapu, na cidade de Puerto Iguazú, Misiones. Por meio de revisão bibliográfica e trabalho de campo, busca-se conhecer a legislação educativa vigente, entender as práticas que ocorrem no espaço de aula e propor uma intervenção pedagógica intercultural. A participação na educação formal apresenta críticas, oposições e problemas, mas assim também, benefícios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Febe Mariana Aguirre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico adota uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International.