PEDAGOGÍA INTERCULTURAL

Experiencia en Puerto Iguazú

Autores

  • FEBE MARIANA AGUIRRE UNILA

Palavras-chave:

Educación; Interculturalidad; Yryapu; Mbya Guaraní; Misiones.

Resumo

A educação constitui uma estratégia chave para resistir, nutrir e reivindicar a cultura. A educação constitui uma ferramenta de comunicação e transmissão que, a partir de perspectivas diversas, resulta em construções interculturais positivas, como também em relações de dominação e imposição. A modalidade Escola Intercultural Bilingue, surge para incluir povos indígenas ao sistema educativo formal argentino. Este trabalho propõe identificar a relação intercultural presente na Escola B.O.P. n. °117, localizada dentro da comunidade Mbya guaraní Yryapu, na cidade de Puerto Iguazú, Misiones. Por meio de revisão bibliográfica e trabalho de campo, busca-se conhecer a legislação educativa vigente, entender as práticas que ocorrem no espaço de aula e propor uma intervenção pedagógica intercultural. A participação na educação formal apresenta críticas, oposições e problemas, mas assim também, benefícios.

Publicado

2023-04-06

Como Citar

AGUIRRE, F. M. (2023). PEDAGOGÍA INTERCULTURAL: Experiencia en Puerto Iguazú. TEKOA, 3(3). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/3702