O ChatGPT na pesquisa em Humanidades Digitais

Oportunidades, críticas e desafios

Autores

  • Fidel Rodríguez Velásquez Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Coautor, ChatGPT, Inteligência Artificial, Artigos Científicos, Controvérsia

Resumo

No final de 2022 e início de 2023, surgiu uma nova figura como coautor e tipo de referência em alguns artigos científicos, causando controvérsia. Este novo coautor é o chatbot conhecido como ChatGPT, uma Inteligência Artificial (IA), que está acessível a qualquer pessoa com acesso a um computador e à internet. No Brasil, embora escassos, houve algumas experiências com ChatGPT como coautor, incluindo sua primeira edição para o Electronic Journal of Administrative Science. A IA é uma simulação da inteligência humana em máquinas programadas para pensar e agir como seres humanos. Essas máquinas são projetadas para aprender, raciocinar e resolver problemas de uma maneira semelhante à cognição humana e podem realizar tarefas que exigem inteligência humana, como compreensão de linguagem, reconhecimento de imagens e tomada de decisão. Um Chatbot IA é um tipo especial de chatbot que usa IA para entender e responder à entrada do usuário de maneira natural e humana. Esses chatbots são projetados para ter conversas com pessoas usando processamento de linguagem natural para entender e responder às palavras e intenções do usuário. Embora a presença de chatbots como coautores possa ser vista como uma evolução tecnológica e uma forma de agilizar o processo de pesquisa, também há críticos que questionam a credibilidade e a validade desses trabalhos, já que a IA ainda não possui capacidade autônoma e é direcionada pelos programadores e pelos dados usados para treiná-la. Alguns argumentam que a inclusão de chatbots como coautores diminui o valor e o significado do trabalho realizado por seres humanos.  

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Rodríguez Velásquez, F. (2023). O ChatGPT na pesquisa em Humanidades Digitais: Oportunidades, críticas e desafios. EKOA, 2(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/3711

Edição

Seção

Resenha de Projetos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)