Nas redes sociais a imagem do lazer de espetáculo atualiza o imaginário cultural ao tempo que enaltece a utopia do belo

Authors

  • Sandra Helena Vieira Maia universidade paulista unip
  • Mauricio Ribeiro da Silva Universidade Paulista UNIP
  • Juliana Ayres Pina UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Abstract

Este artigo discute a comunicação midiatizada vinculada em redes sociais que oculta o que não se quer ver, supervalorizando a beleza e a estética e camuflando a pobreza e a miséria, nas organizações de destinos turísticos. Nesse universo híbrido que surfa entre real e digital, as imagens que seguem representando marcas destino apontam para a continuidade de processos que atualizam o imaginário cultural para o lazer espetáculo. Este artigo traz à tona o imaginário da colonização e dos zoológicos humanos e objetiva demonstrar que esses temas nunca deixaram a mídia. Para tanto, analisa-se a teoria da imagem e imaginário de Baitello Jr, Contrera e Sodré vis a vis ao estudo de mosaicos que representam os destinos Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo, constituídas no Instagram.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Helena Vieira Maia, universidade paulista unip

Doutoranda em comunicação pela Universidade Paulista Unip atuou como docente e coordenou até dez-2019 os cursos: Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Hotelaria no Centro Universitário Senac Santo Amaro. Mestre em comunicação pela Universidade Paulista Unip é formada em comunicação social com pós graduação em Administração de Marketing. Participou de grupos de estudo para o desenvolvimento pessoal e aprendizagem, como o Pathwork Group, e é também pós-graduada em Yoga. Concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Fundamentos da Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae em 2013. É escritora, colunista, palestrante e atua como consultora de comunicação e marketing. Escreve sobre os temas: economia do compartilhamento, comunicação, psicologia aplicada, amor e felicidade.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. E-mail: sandramaia.mkt@gmail.com

Mauricio Ribeiro da Silva, Universidade Paulista UNIP

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2007 e 2000) e Arquiteto e Urbanista (EESC-USP, 1992) . Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP (São Paulo - SP).  Foi Diretor de Planejamento de Ensino do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) em Maringá (PR), Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo - SP) e Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba - SP). Atualmente vinculado ao Grupo de Pesquisas Mídia e Estudos do Imaginário, foi pesquisador, diretor financeiro e diretor presidente do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Tem experiência nas áreas de Comunicação em questões relacionadas a imagem e cultura e Gestão Acadêmica. silva.mrib@gmail.com

Juliana Ayres Pina, UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Doutoranda em comunicação pela Universidade Paulista (Unip) e Mestre em comunicação pela mesma Universidade. É formada em Desenho Industrial com habilitação em Design Gráfico, especialista em Tecnologia aplicada à Educação e servidora pública federal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo desde 2010 onde atua como Programadora Visual no Centro de Referência em Educação a Distância. Atualmente desenvolve pesquisa acerca da representação do trabalhador a parir dos estudos do imaginário e da cultura.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. E-mail: julianaayrespina@gmail.com

References

BAITELLO JR, N. 2012. O pensamento sentado. Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo-RS: Unisinos.

CONTRERA, M. S. 2011. Mediosfera: meios, imaginário e desencantamento do mundo. 2. ed. Porto Alegre: Imaginalis.

CORTINA, A. 2017. Aporofobia, el rechazo al pobre. Un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós.

CUPONATION. Ranking dos países que passam mais tempo no celular. Disponível em https://www.cuponation.com.br/insights/temponasmidias-2021 Acesso em: 7 jul. 2021.

ELIADE, M. 2012. Imagens e Símbolos. Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes.

GRASSI, M.C. 2011.Transpor a Soleira. In: MONTANDON, Alain. O livro da hospitalidade acolhida do estrangeiro na história e na cultura. São Paulo: Senac.

INSTAGRAM. visitamazonas. 1472 publicações, 25,7 mil seguidores, 2604 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visitamazonas/ Acesso em: 7 jul.2021.

INSTAGRAM. visit_sao_paulo. 213 publicações, 2297 seguidores, 237 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visit_sao_paulo/ Acesso em: 7 jul. 2021.

INSTAGRAM. visit.riodejaneiro. 149 publicações, 734 seguidores, 40 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visit.riodejaneiro/ Acesso em: 7 jul.2021.

INSTAGRAM. Distribution of Instagram users worldwide as of April 2021, by age group. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/325587/instagram-global-age-group/ Acesso em: 7 jul.2021.

KOUTSOUKOS, S. S. M. 2020. Zoológicos Humanos. Gente em exibição na era do imperialismo. E-book. Campinas: Editora Unicamp.

MENDES, V. 2018. Lista completa: 7 melhores sies para divulgar e promover seu hotel. Newhotel. Publicado em: 12 jun.2018. Disponível em: https://newhotel.com.br/lista-completa-7-melhores-sites-para-divulgar-e-promover-seu-hotel/ Acesso em: 7 jul.2021.

MONTANDON, A. 2011. O livro da hospitalidade acolhida do estrangeiro na história e na cultura. São Paulo: Senac.

MORIN, E. 2011a. Cultura de Massas no Século XX. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

MORIN, E. 2011b. Terra Pátria. 6. ed. Porto Alegre: Sulina.

OFICINA DA NET. As 10 maiores redes sociais em 2021. Publicado em: 1 jun.2021. Disponível em https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais. Acesso em: 20 maio. 2021.

SODRÉ, M. 2019. O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Mauad.

TRIPADVISOR. 2019. Centro de Mídia. Sobre o TripAdvisor. Maior plataforma de viagens do mundo. 463 milhões de viajantes / mês. Publicado em: 12 nov.2019. Disponível em: https://tripadvisor.mediaroom.com/br-about-us. Acesso em: 7 jul.2021.

VALENTE, J. Repórter da Agência Brasil: Brasil é o 3º país em que as pessoas passam mais tempo em aplicativos. Publicado em: 16 jan.2020. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-01/brasil-e-o-3o-pais-em-que-pessoas-passam-mais-tempo-em-aplicativos. Acesso em: 7 jul.2021.

Published

2022-01-14