Nas redes sociais a imagem do lazer de espetáculo atualiza o imaginário cultural ao tempo que enaltece a utopia do belo

Autores

  • Sandra Helena Vieira Maia universidade paulista unip
  • Mauricio Ribeiro da Silva Universidade Paulista UNIP
  • Juliana Ayres Pina UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Resumo

Este artigo discute a comunicação midiatizada vinculada em redes sociais que oculta o que não se quer ver, supervalorizando a beleza e a estética e camuflando a pobreza e a miséria, nas organizações de destinos turísticos. Nesse universo híbrido que surfa entre real e digital, as imagens que seguem representando marcas destino apontam para a continuidade de processos que atualizam o imaginário cultural para o lazer espetáculo. Este artigo traz à tona o imaginário da colonização e dos zoológicos humanos e objetiva demonstrar que esses temas nunca deixaram a mídia. Para tanto, analisa-se a teoria da imagem e imaginário de Baitello Jr, Contrera e Sodré vis a vis ao estudo de mosaicos que representam os destinos Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo, constituídas no Instagram.

Biografia do Autor

Sandra Helena Vieira Maia, universidade paulista unip

Doutoranda em comunicação pela Universidade Paulista Unip atuou como docente e coordenou até dez-2019 os cursos: Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Hotelaria no Centro Universitário Senac Santo Amaro. Mestre em comunicação pela Universidade Paulista Unip é formada em comunicação social com pós graduação em Administração de Marketing. Participou de grupos de estudo para o desenvolvimento pessoal e aprendizagem, como o Pathwork Group, e é também pós-graduada em Yoga. Concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Fundamentos da Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae em 2013. É escritora, colunista, palestrante e atua como consultora de comunicação e marketing. Escreve sobre os temas: economia do compartilhamento, comunicação, psicologia aplicada, amor e felicidade.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. E-mail: sandramaia.mkt@gmail.com

Mauricio Ribeiro da Silva, Universidade Paulista UNIP

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2007 e 2000) e Arquiteto e Urbanista (EESC-USP, 1992) . Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP (São Paulo - SP).  Foi Diretor de Planejamento de Ensino do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) em Maringá (PR), Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo - SP) e Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba - SP). Atualmente vinculado ao Grupo de Pesquisas Mídia e Estudos do Imaginário, foi pesquisador, diretor financeiro e diretor presidente do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Tem experiência nas áreas de Comunicação em questões relacionadas a imagem e cultura e Gestão Acadêmica. silva.mrib@gmail.com

Juliana Ayres Pina, UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Doutoranda em comunicação pela Universidade Paulista (Unip) e Mestre em comunicação pela mesma Universidade. É formada em Desenho Industrial com habilitação em Design Gráfico, especialista em Tecnologia aplicada à Educação e servidora pública federal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo desde 2010 onde atua como Programadora Visual no Centro de Referência em Educação a Distância. Atualmente desenvolve pesquisa acerca da representação do trabalhador a parir dos estudos do imaginário e da cultura.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. E-mail: julianaayrespina@gmail.com

Referências

BAITELLO JR, N. 2012. O pensamento sentado. Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo-RS: Unisinos.

CONTRERA, M. S. 2011. Mediosfera: meios, imaginário e desencantamento do mundo. 2. ed. Porto Alegre: Imaginalis.

CORTINA, A. 2017. Aporofobia, el rechazo al pobre. Un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós.

CUPONATION. Ranking dos países que passam mais tempo no celular. Disponível em https://www.cuponation.com.br/insights/temponasmidias-2021 Acesso em: 7 jul. 2021.

ELIADE, M. 2012. Imagens e Símbolos. Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes.

GRASSI, M.C. 2011.Transpor a Soleira. In: MONTANDON, Alain. O livro da hospitalidade acolhida do estrangeiro na história e na cultura. São Paulo: Senac.

INSTAGRAM. visitamazonas. 1472 publicações, 25,7 mil seguidores, 2604 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visitamazonas/ Acesso em: 7 jul.2021.

INSTAGRAM. visit_sao_paulo. 213 publicações, 2297 seguidores, 237 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visit_sao_paulo/ Acesso em: 7 jul. 2021.

INSTAGRAM. visit.riodejaneiro. 149 publicações, 734 seguidores, 40 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visit.riodejaneiro/ Acesso em: 7 jul.2021.

INSTAGRAM. Distribution of Instagram users worldwide as of April 2021, by age group. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/325587/instagram-global-age-group/ Acesso em: 7 jul.2021.

KOUTSOUKOS, S. S. M. 2020. Zoológicos Humanos. Gente em exibição na era do imperialismo. E-book. Campinas: Editora Unicamp.

MENDES, V. 2018. Lista completa: 7 melhores sies para divulgar e promover seu hotel. Newhotel. Publicado em: 12 jun.2018. Disponível em: https://newhotel.com.br/lista-completa-7-melhores-sites-para-divulgar-e-promover-seu-hotel/ Acesso em: 7 jul.2021.

MONTANDON, A. 2011. O livro da hospitalidade acolhida do estrangeiro na história e na cultura. São Paulo: Senac.

MORIN, E. 2011a. Cultura de Massas no Século XX. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

MORIN, E. 2011b. Terra Pátria. 6. ed. Porto Alegre: Sulina.

OFICINA DA NET. As 10 maiores redes sociais em 2021. Publicado em: 1 jun.2021. Disponível em https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais. Acesso em: 20 maio. 2021.

SODRÉ, M. 2019. O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Mauad.

TRIPADVISOR. 2019. Centro de Mídia. Sobre o TripAdvisor. Maior plataforma de viagens do mundo. 463 milhões de viajantes / mês. Publicado em: 12 nov.2019. Disponível em: https://tripadvisor.mediaroom.com/br-about-us. Acesso em: 7 jul.2021.

VALENTE, J. Repórter da Agência Brasil: Brasil é o 3º país em que as pessoas passam mais tempo em aplicativos. Publicado em: 16 jan.2020. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-01/brasil-e-o-3o-pais-em-que-pessoas-passam-mais-tempo-em-aplicativos. Acesso em: 7 jul.2021.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Artigos/Ensaios