Nas redes sociais a imagem do lazer de espetáculo atualiza o imaginário cultural ao tempo que enaltece a utopia do belo
Resumen
Este artigo discute a comunicação midiatizada vinculada em redes sociais que oculta o que não se quer ver, supervalorizando a beleza e a estética e camuflando a pobreza e a miséria, nas organizações de destinos turísticos. Nesse universo híbrido que surfa entre real e digital, as imagens que seguem representando marcas destino apontam para a continuidade de processos que atualizam o imaginário cultural para o lazer espetáculo. Este artigo traz à tona o imaginário da colonização e dos zoológicos humanos e objetiva demonstrar que esses temas nunca deixaram a mídia. Para tanto, analisa-se a teoria da imagem e imaginário de Baitello Jr, Contrera e Sodré vis a vis ao estudo de mosaicos que representam os destinos Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo, constituídas no Instagram.
Citas
BAITELLO JR, N. 2012. O pensamento sentado. Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo-RS: Unisinos.
CONTRERA, M. S. 2011. Mediosfera: meios, imaginário e desencantamento do mundo. 2. ed. Porto Alegre: Imaginalis.
CORTINA, A. 2017. Aporofobia, el rechazo al pobre. Un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós.
CUPONATION. Ranking dos países que passam mais tempo no celular. Disponível em https://www.cuponation.com.br/insights/temponasmidias-2021 Acesso em: 7 jul. 2021.
ELIADE, M. 2012. Imagens e Símbolos. Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes.
GRASSI, M.C. 2011.Transpor a Soleira. In: MONTANDON, Alain. O livro da hospitalidade acolhida do estrangeiro na história e na cultura. São Paulo: Senac.
INSTAGRAM. visitamazonas. 1472 publicações, 25,7 mil seguidores, 2604 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visitamazonas/ Acesso em: 7 jul.2021.
INSTAGRAM. visit_sao_paulo. 213 publicações, 2297 seguidores, 237 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visit_sao_paulo/ Acesso em: 7 jul. 2021.
INSTAGRAM. visit.riodejaneiro. 149 publicações, 734 seguidores, 40 seguindo. Disponível em https://www.instagram.com/visit.riodejaneiro/ Acesso em: 7 jul.2021.
INSTAGRAM. Distribution of Instagram users worldwide as of April 2021, by age group. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/325587/instagram-global-age-group/ Acesso em: 7 jul.2021.
KOUTSOUKOS, S. S. M. 2020. Zoológicos Humanos. Gente em exibição na era do imperialismo. E-book. Campinas: Editora Unicamp.
MENDES, V. 2018. Lista completa: 7 melhores sies para divulgar e promover seu hotel. Newhotel. Publicado em: 12 jun.2018. Disponível em: https://newhotel.com.br/lista-completa-7-melhores-sites-para-divulgar-e-promover-seu-hotel/ Acesso em: 7 jul.2021.
MONTANDON, A. 2011. O livro da hospitalidade acolhida do estrangeiro na história e na cultura. São Paulo: Senac.
MORIN, E. 2011a. Cultura de Massas no Século XX. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
MORIN, E. 2011b. Terra Pátria. 6. ed. Porto Alegre: Sulina.
OFICINA DA NET. As 10 maiores redes sociais em 2021. Publicado em: 1 jun.2021. Disponível em https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais. Acesso em: 20 maio. 2021.
SODRÉ, M. 2019. O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Mauad.
TRIPADVISOR. 2019. Centro de Mídia. Sobre o TripAdvisor. Maior plataforma de viagens do mundo. 463 milhões de viajantes / mês. Publicado em: 12 nov.2019. Disponível em: https://tripadvisor.mediaroom.com/br-about-us. Acesso em: 7 jul.2021.
VALENTE, J. Repórter da Agência Brasil: Brasil é o 3º país em que as pessoas passam mais tempo em aplicativos. Publicado em: 16 jan.2020. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-01/brasil-e-o-3o-pais-em-que-pessoas-passam-mais-tempo-em-aplicativos. Acesso em: 7 jul.2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.