Representações sociais sobre ciência e cientista – importante discussão na formação de professores de química

Autores

  • Elaine Angelina Colagrande Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Agnaldo Arroio Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1012

Resumo

Um aspecto relevante na formação de professores de ciências da natureza, dentre eles os futuros professores de química, corresponde ao entendimento sobre os caminhos de construção da ciência e o trabalho do cientista, considerando que tal entendimento exerce influência sobre o ensino. A presente pesquisa buscou investigar as concepções sobre tais temas de um grupo de licenciandos concluintes em química, utilizando como fundamentação a teoria das representações sociais e a teoria do núcleo central. Os licenciandos expressaram suas ideias sobre os temas "ciência" e "cientista" em instrumento de coleta baseado na técnica de evocação livre de palavras. A partir da análise dos resultados foi possível constatar a importância da promoção de discussões e espaços de reflexão sobre a natureza da ciência nos cursos de licenciatura, além de atividades que favoreçam, ao longo do curso, o entendimento mais amplo sobre processos que envolvem a construção do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Elaine Angelina Colagrande, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professora Doutora no Instituto de Química da UNIFAL, com atuação na área de ensino de química.

Agnaldo Arroio, Universidade de São Paulo - USP

Professor Livre Docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP.

Referências

ABRIC, J.C. O estudo experimental das representações sociais. IN: JODELET, D. (Org). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.

ARROIO, A. Context based learning: A role for cinema in science education. Science Education International, v. 21, n.3, p.131-143, 2010.

ARROIO, A.; FARÍAS, D. M. Possible contributions of cinema in natural science education to understand and science works. Problems of Education in the 21st Century, v. 37, p. 18-28, 2011.

ARROIO, A. Cinema as narrative to teach nature of science in science education. Western Anatolia Journal of Education Sciences, v. especial, p. 87-92, 2011.

ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n.117, p.127-147, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. rev. São Paulo: Edições 70/Almedina Brasil, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.Brasília: MEC/Semtec, 1999.

_____. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais –Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.Brasília: MEC/Semtec, 2002.

_____. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB). Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

COLAGRANDE, E. A.; FARIAS, L. A., CERQUEIRA LEITE, L. O. Educação Ambiental e futuros professores de química - uma discussão sobre representações e propostas didáticas. In: IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2017.

COLAGRANDE, E.A.; MARTORANO, S.A.A, ARROIO, A. Assessment on How Pre-Service Science Teachers View the Nature of Science. Journal of Turkish Science Education, Vol. 13, n. 4, p. 293-307, 2016.

COLAGRANDE, E. A.; MARTORANO, S. A. A.; ARROIO, A. Reflections about teaching nature of science mediated by images. Natural Science Education, v. 12, p. 7-19, 2015.

FARIA, C. et al. Como trabalham os cientistas? Potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 1-22, 2014.

FARÍAS, D. M.; ARROIO, A. The role of biographies in Chemistry Education and its contribution to understanding how scientists and science works. Problems of Education in the 21st Century, v. 50, p. 14-22, 2012.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Tradução de: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: UNESP, 1995.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GOMES, C. J. C.; STRANGHETTI, N. P.; FERREIRA, L. H. Concepções de Ciência e Cientista entre Licenciandos em Química: uma comparação entre alunos do primeiro e do último ano. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. IN: JODELET, D. (Org). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.

KOREN, P.; BAR, V. Perception of the image of scientist by Israeli student teachers from two distinct communities in Israel: Arabs and Jews. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v.5, n. 4, p.347-356, 2009.

KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de ciências e sobre cientista entre estudantes de ensino médio. Química Nova na Escola, n.15, p.11-18, 2002.

MACHADO, L.B.; ANICETO, R. A. Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio:aval.públ.Educ., Rio de Janeiro, p.345-364, 2010.

MATTHEWS, M.R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de aproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, vol.12, n.3, 1995.

MORAIS, R. Ciência: uma das vozes da cultura. In: Evoluções e revoluções da ciência atual. Campinas: Alínea, 2007. p. 19-39.

OLIVEIRA, C. D. et al. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. P. et al. (Org.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2005.

PIRES, E. A. C.; SAUCEDO, K. R. R.; MALACARNE, V. Concepções sobre a natureza da ciência de alunos concluintes do curso de Pedagogia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 16, n. 2, p. 215-230, 2017.

POMPEU, S. F. C.; ZIMMERMANN, E. Concepções sobre ciência e ensino de ciências de alunos da EJA. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do VII ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2009.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, F. Un análisis de las concepciones acerca de la naturaleza del conocimiento científico de los profesores portugueses de la enseñanza secundaria. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, 1994.

SÁ, C. P. Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

SANTANA, E. R., ARROIO, A. The use of audiovisual approach to teach nature of science for in-service natural science teacher’s education. Problems of Education in the 21st Century, v.50, p. 90-100, 2012.

TOBALDINI, B. G. et al. Aspectos sobre a natureza da ciência apresentados por alunos e professores de licenciatura em ciências biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol.1, n.3, p. 457-480, 2011.

WACHELKE, J.; WOLTER, R. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.27, n.4, p.521-526, 2011.

Downloads

Publicado

30.06.2018

Como Citar

Colagrande, E. A., & Arroio, A. (2018). Representações sociais sobre ciência e cientista – importante discussão na formação de professores de química. Educação Química n unto e ista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1012

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista