O desenvolvimento da pesquisa em educação e o seu reconhecimento no Campo científico da química

Autores

  • Roseli Pacheco Schnetzler
  • Thiago Antunes-Souza Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1049

Resumo

No presente artigo analisamos embates de diferentes concepções de ensino que convivem no campo científico da Química, decorrentes de distintos habitus entre químicos e educadores químicos. Tais embates são apresentados e fundamentados à luz dos conceitos de campo científico e habitus propostos por Bourdieu, e que encontram suporte na própria organização da estrutura universitária, justificando a proposição de algumas ações que possam incrementar o reconhecimento acadêmico das PEQs naquele campo. Os resultados apontam para a importância de ações que visem estreitar elos acadêmicos entre educadores químicos e químicos.

Referências

BEISIEGEL, C. O curso de Química. Estudos e Perspectivas de Trabalho. Fundação Carlos Chagas: São Paulo, 1969.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. Tradução de Lucy Magalhães.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.), Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. Tradução de Denise Bárbara Catani.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. Diretório dos grupos de pesquisa. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp>. Acesso em: 5 abr. 2016a.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cadernos de Indicadores. Brasília: CAPES, 2013. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/CadernoAvaliacaoServlet?acao>. Acesso em: 3 abr. 2016b.

CHASSOT, A. A Química para a formação do cidadão. Conferência de abertura. VIII ENEQ, Anais. Campo Grande: UFMS, 1996.

CUNHA, M. I da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES/CNPq, 2010a, p. 19-34.

CUNHA, M. I. A educação superior e o campo da pedagogia universitária: legitimidades e desafios. In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES/CNPq, 2010b, p. 59-82.

CUNHA, M. I. Diálogos com as experiências: que conclusões incitam os estudos? In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES/CNPq, 2010c, p. 59-82.

CUNHA, M. I. O futuro é hoje: o desafio político-epistemológico do ensino superior na sociedade contemporânea. Anais do VII Endipe, vol. 11, 1994, p. 382-394.

ECHEVERRÍA, A. R.; ZANON, L. B. Formação Superior em Química no Brasil: Práticas e Fundamentos Curriculares. Ijuí: Ed. Unijuí, Coleção Educação em Química, 2010.

GALIZAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 3ª ed., 2014.

LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química - professor/pesquisador. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000a.

MALDANER, O. A. A pós-graduação e a formação do educador químico: tendências e perspectivas. In: ROSA, M. I. P.; Rossi, A. V. (Orgs.) Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Editora Átomo, 2008, p. 267 - 288.

MALDANER, O. A. Concepções epistemológicas no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P; ARAGÃO, R. M. R. de (Orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda., 2000b, p. 60 – 81.

MALDANER, O. A. Formação de professores para um contexto de referência conhecido. In.: NERY, B. K.; MALDANER, O. A. (Orgs). Formação de professores: compreensões em novos programas de ações. Ijuí: Ed. Unijuí, p. 15-42, 2014.

MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, vol. 34, n.1, p. 165-174, 2011.

MORTIMER, E. F.; QUADROS, A. L.; SILVA, A. S. F.; OLIVEIRA, L. A.; FREITAS, J. C. A Pesquisa em Ensino de Química na QNEsc: uma análise de 2005 a 2014. Revista Química Nova na Escola,Vol. 37, Nº Especial 2, p. 188-192, 2015.

ORTIZ, R. Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.

SANTOS, W. L. P.; PORTO, P. A.; “A pesquisa em ensino de química como área estratégica para o desenvolvimento da química”. Química Nova, 36, 1570 – 1576, 2013.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, Vol. 25, Supl. 1, 14-24, 2002.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola. nº 20, p. 49-54, 2004.

SCHNETZLER, R. P. Apontamentos sobre a História do Ensino de Química no Brasil. In: SANTOS, W. e MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí. Editora Unijuí, 2010, p.51-75.

SCHNETZLER, R. P. Educação Química no Brasil: 25 anos de Eneq – Encontro Nacional de Ensino de Química. In: ROSA, M. I. P.; Rossi, A. V. (Orgs.) Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Editora Átomo, 2008, p. 17- 38.

SCHNETZLER, R. P. Minhas trilhas de aprendizagem como educadora química. In: CACHAPUZ, A. F.; CARVALHO, M. P. de; GIL-PÉREZ, D. (Orgs.). O ensino de ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez: 2012, p. 91-112.

SCHNETZLER, R. P.; CRUZ, M. N.; CARNEIRO, I. M. Marcas e Tensões no desenvolvimento profissional de Professores do Ensino Superior. In: 37ª Reunião da ANPED, 2015, Florianópolis. Anais da 37ª Reunião Científica da ANPEd. Florianópolis: ANPEd, 2015. v. 1. p. 1-16.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Constituição de professores universitários de disciplinas sobre ensino de Química. Química Nova, Vol. 28, No. 6, 1123-1133, 2005.

SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S.; REZENDE, D. B. O Ensino de Química e os 40 anos da SBQ: o desafio do crescimento e novos horizontes. Química Nova, vol. 40, nº 6, p. 656 – 662, 2017.

Downloads

Publicado

18.08.2018

Como Citar

Schnetzler, R. P., & Antunes-Souza, T. (2018). O desenvolvimento da pesquisa em educação e o seu reconhecimento no Campo científico da química. Educação Química n unto e ista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1049

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista