Conteúdos curriculares no ensino de química: analisando artigos da Química Nova na Escola sobre experimentação

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DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1056

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre o ensino de conteúdos curriculares por meio de atividades experimentais de química. Consideramos como categorias de análise as modalidades de conteúdos curriculares atitudinais, procedimentais e conceituais. Buscamos em todas as edições da Química Nova na Escola pesquisas empíricas que apresentavam os resultados de uma intervenção pedagógica para o ensino de química através da experimentação. Foram analisados quatro artigos. Observamos que os procedimentos mais destacados foram: a comunicação da informação, a análise da informação e a realização de inferências. As atitudes: a cooperação, a interação e a motivação. Os conteúdos conceituais eram o foco de ensino de três dos quatro artigos e era frequente o levantamento e a discussão das concepções alternativas dos alunos. Apontamos uma maior valorização dos conteúdos curriculares conceituais nos artigos e destacamos a potencialidade desse tipo de análise para compreender o complexo processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos.

Biografia do Autor

Aline Kundlatsch, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Licenciada e bacharel em Química pela UFPR. Mestranda no programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru

Gabriela Agostini, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da UNESP, campus de Araraquara. Mestranda no programa de pós-
graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru.

Gabriela Leonel Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da UNESP, campus de Araraquara. Mestranda no programa de pós-
graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru.

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Publicado

18.08.2018

Como Citar

Kundlatsch, A., Agostini, G., & Leonel Rodrigues, G. (2018). Conteúdos curriculares no ensino de química: analisando artigos da Química Nova na Escola sobre experimentação. Educação Química En Punto De Vista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1056

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista