Variações de ensaios de chamas como propostas experimentais didáticas para o ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1132

Resumo

O presente artigo apresenta propostas experimentais didáticas para a realização de testes de chama com materiais do cotidiano para o ensino de conteúdos disciplinares, visando à incorporação de elementos comuns à vivência do aluno e favorecendo ao professor salientar a interface Química/Sociedade. Esta proposta foi levada a professores de Química de uma escola técnica estadual do Rio de Janeiro, para ser avaliada, com resultados positivos pelos professores que realizaram os ensaios de chamas com suas turmas. Os testes mostraram a eficácia do uso de materiais de fácil obtenção e baixo custo, e podem ser aplicados, tanto na identificação qualitativa de espécies iônicas, como recursos para incrementar discussões acerca da estrutura atômica. Além disso, podem agregar vantagens técnicas e ambientais, com possibilidades de contextualização e interdisciplinaridade a partir da realização do experimento, possibilitando assim, um ensino de química com elementos concretos que fazem parte da cultura do estudante.

Biografia do Autor

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). A gênese de sua titulação acadêmica ocorreu na área da Química Orgânica, com ênfase em Síntese, onde atuou nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Associado II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Robert Lucian de Lima dos Santos, IFRJ

Licenciado em Química pelo IFRJ-Nilópolis.

Denise Leal de Castro, IFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.

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Publicado

18.08.2018

Como Citar

Messeder, J. C., dos Santos, R. L. de L., & de Castro, D. L. (2018). Variações de ensaios de chamas como propostas experimentais didáticas para o ensino de química. Educação Química En Punto De Vista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1132

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula