Variações de ensaios de chamas como propostas experimentais didáticas para o ensino de química

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1132

Abstract

O presente artigo apresenta propostas experimentais didáticas para a realização de testes de chama com materiais do cotidiano para o ensino de conteúdos disciplinares, visando à incorporação de elementos comuns à vivência do aluno e favorecendo ao professor salientar a interface Química/Sociedade. Esta proposta foi levada a professores de Química de uma escola técnica estadual do Rio de Janeiro, para ser avaliada, com resultados positivos pelos professores que realizaram os ensaios de chamas com suas turmas. Os testes mostraram a eficácia do uso de materiais de fácil obtenção e baixo custo, e podem ser aplicados, tanto na identificação qualitativa de espécies iônicas, como recursos para incrementar discussões acerca da estrutura atômica. Além disso, podem agregar vantagens técnicas e ambientais, com possibilidades de contextualização e interdisciplinaridade a partir da realização do experimento, possibilitando assim, um ensino de química com elementos concretos que fazem parte da cultura do estudante.

Author Biographies

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). A gênese de sua titulação acadêmica ocorreu na área da Química Orgânica, com ênfase em Síntese, onde atuou nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Associado II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Robert Lucian de Lima dos Santos, IFRJ

Licenciado em Química pelo IFRJ-Nilópolis.

Denise Leal de Castro, IFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.

References

CHASSOT, A. Alfabetização científica, questões e desafios para a educação. 3ª Ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

EICHLER, M. L.; DEL PINO, J. C. Computadores em Educação Química: Estrutura Atômica e Tabela Periódica. Química Nova, v. 23, n. 6, p.835-840, 2000.

WOLINSKI, A. E.; AIRES, J.; GIOPPO C.; GUIMARÃES, O. Por que foi mesmo que a gente foi lá? : Uma investigação sobre os objetivos dos professores ao visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia. Química Nova na Escola, v. 33, n.3, p.14-152, 2011.

FRANÇA, A. C. G.; MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P. Estrutura atômica e formação dos íons: Uma análise das ideias dos alunos do 3º anos do Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 31, n.4, p.275-281, 2009.

FRANCISCO JR.,W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação problematizadora: Fundamentos teóricos e práticos para aplicação em salas de aula de Ciências. Química Nova na Escola, n. 30, p.34-41, 2008.

FILGUEIRAS, C. A. L. A Espectroscopia e a Química. Da descoberta de novos elementos ao limiar da teoria quântica. Química Nova na Escola, n. 3, p.22-25, 1996.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, 198-202, 2009.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no Ensino de Ciências, Química Nova na Escola, n.10, 43-49, 1999.

GRACETTO, A. C.; HIOKA N.; SANTIN FILHO, O. Combustão, chamas e teste de chama para cátions. Química Nova na Escola, n.10, p.43-49, 2006.

KOTZ, J. C.; TREICHEL, P.M.; WEAVER, G.C., Química Geral e Reações Químicas, v. 1, São Paulo: Editora Cengage Learning, p. 50-64, 2009.

LENARDÃO, E, J.; FREITAG, R. A., DABDOUB, M. J., BATISTA, A. C. F. E SILVEIRA, C. C. “Green Chemistry” – os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Revista Química Nova, v. 26, n. 1, 123-129, 2003. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol26No1_123_19.pdf. Acesso em: 15. abr. 2018.

MACHADO, P. F. L.; MOL, G. S. Experimentando Química com segurança. Química Nova na Escola, v. 27 n. 1, p.57-60, 2008.

MAIA, D., Práticas de Química para as Engenharias. Campinas: Átomo, p.38, 2008.

MALDANER, O. A. A formação Inicial e continuada de professores de química, Professores/Pesquisadores. 2ª edição, Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

MERÇON, F.; GUIMARÃES, P. I. C.; MAINIER, F. B., Sistemas experimentais para o estudo da corrosão em metais. Química Nova na Escola, v. 33, n.1, p.57-60, 2011.

OLIVEIRA, J. E. D. A importância dos íons no organismo humano. Ciências Nutricionais – Aprendendo a Aprender, 2ª. Ed., São Paulo: Editora Sarvier, 2008.

PEIXOTO, E. M. Elemento Químico: Cálcio. Química Nova na Escola, v. 20, 2004.

PEIXOTO, E. M. A. Elemento Químico: Lítio. Química Nova na Escola, v. 2, n. 25, 1995.

PEIXOTO, E. M. A. Elemento Químico: Potássio. Química Nova na Escola, v. 19, n. 47, 2004.

PEIXOTO, E. M. A. Elemento Químico: Sódio. Química Nova na Escola, v. 10), 1999.

PIRES, R. O.; ABREU, T. C.; MESSEDER, J. C. Proposta de ensino de Química com uma proposta contextualizada através da história da ciência. Ciência em Tela, v. 3, n. 1, 2010. Acesso em 18 ago., 2013. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume3/1/sala_de_aula.html. Acesso em: 15. abr. 2018.

RODRIGUES, M. A.; SILVA, P. P.; GUERRA, W. Cobre. Química Nova na Escola, v. 34, n. 3, p.161-162, 2012.

RUA, E. R.; SOUZA, P. S. A. Educação Ambiental em uma abordagem interdisciplinar e contextualizada por meio das disciplinas Química e Estudos Regionais. Química Nova na Escola, n. 32, 2010.

SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v.1, p.27-31, 1995.

SILVA, J. L.; SIVA, D. A. S.; MARTINI, C.; DOMINGOS, D. C. A.; LEAL, P. G., FILHO, E. B.; FIORUCCI, A. R. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de Química do Ensino Médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p.189-200, 2012.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A. Experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000, p.31-38.

SOUZA, V. C. A; JUSTI, R. S.; FERREIRA, P. F. M. Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica sobre o que os alunos pensam a partir delas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p.7-28, 2006.

TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. O professor de química e as aulas práticas, PUCPR. 4733-4745, 2014. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/365_645.pdf. Acesso em: 15. abr. 2018.

VALADARES, E.C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, v.13, p.38-40, 2001.

ZANDONAI, D. P.; SAQUETO, K. C.; ABREU, S. C. S. R.; LOPES, A. P.; ZUIN, V. G. Química Verde e Formação de Profissionais do Campo da Química: Relato de uma Experiência Didática para Além do Laboratório de Ensino. Revista Virtual de Química, v. 6, n. 1, p. 73-84. jan-fev., 2014.

Published

2018-08-18

How to Cite

Messeder, J. C., dos Santos, R. L. de L., & de Castro, D. L. (2018). Variações de ensaios de chamas como propostas experimentais didáticas para o ensino de química. Educação Química En Punto De Vista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1132

Issue

Section

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula