Geometria molecular acessível para alunos com deficiência visual

Autores

  • Renata Deli Da Rosa Ribeiro Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA
  • Graciela Marques Sutério Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA
  • Amélia Rota Borges de Bastos Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1163

Resumo

O trabalho apresenta recursos acessíveis voltados ao ensino de alunos com deficiência visual (cegos e baixa visão) no que tange a temática da geometria molecular. Para além de apresentar os recursos e as premissas de acessibilidade da sua construção, apresentamos a percepção de professores do ensino de Ciências da Natureza com relação às contribuições deste tipo de material para o ensino de alunos com deficiência visual em contextos de inclusão. A pesquisa foi levada a campo por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo investigativa. Participaram da investigação nove professores da área de Ciências da Natureza. A análise sinaliza para a discussão a cerca da potencialidade que o recurso apresenta para aprendizagem do aluno com deficiência visual, bem como, para aprendizagem de alunos que não apresentam necessidades especiais. A continuidade do trabalho vem dando-se pelo teste destes recursos com os potenciais usuários.

Biografia do Autor

Renata Deli Da Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Licenciada em Química, Mestra em Ensino de Ciências, Doutorando em Educação em Ciências e professora do Ensino Médio da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

18.08.2018

Como Citar

Da Rosa Ribeiro, R. D., Sutério, G. M., & Bastos, A. R. B. de. (2018). Geometria molecular acessível para alunos com deficiência visual. Educação Química En Punto De Vista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1163

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula