Geometria molecular acessível para alunos com deficiência visual

Autores

  • Renata Deli Da Rosa Ribeiro Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA
  • Graciela Marques Sutério Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA
  • Amélia Rota Borges de Bastos Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1163

Resumo

O trabalho apresenta recursos acessíveis voltados ao ensino de alunos com deficiência visual (cegos e baixa visão) no que tange a temática da geometria molecular. Para além de apresentar os recursos e as premissas de acessibilidade da sua construção, apresentamos a percepção de professores do ensino de Ciências da Natureza com relação às contribuições deste tipo de material para o ensino de alunos com deficiência visual em contextos de inclusão. A pesquisa foi levada a campo por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo investigativa. Participaram da investigação nove professores da área de Ciências da Natureza. A análise sinaliza para a discussão a cerca da potencialidade que o recurso apresenta para aprendizagem do aluno com deficiência visual, bem como, para aprendizagem de alunos que não apresentam necessidades especiais. A continuidade do trabalho vem dando-se pelo teste destes recursos com os potenciais usuários.

Biografia do Autor

Renata Deli Da Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Licenciada em Química, Mestra em Ensino de Ciências, Doutorando em Educação em Ciências e professora do Ensino Médio da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul.

Referências

BASTOS, A, R. B. O caminho da escola rumo ás práticas de inclusão. Journal of Research in Special Educational Needs , Volume 16 , Number s1 , 2016.

BASTOS, A.R. B; LINDEMANN, R.H. Educação Inclusiva e o ensino de química: discutindo a inclusão a partir das pesquisas da área. In: Anais do II SINTEC, 2012. V.2, p.489-500.

BASTOS, A. R. B; MAIA, L, D. A construção de recursos acessíveis no âmbito do Ensino de Química: saberes necessários a prática docente. IN: Anais do 37 EDEQ, Furg, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Educação inclusiva - a escola. Secretaria de Educação Especial. Brasília , 2004.

IZQUIERDO. I. Memória. Porto Alegre, Artmed: 2011.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

REGIANI, A. M; MOL, G.S. Inclusão de uma aluna cega em um curso de Licenciatura em Química. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 123-134, 2013.

SANTOS, W.L. P; MOL, G.S. Química cidadã: volume 1 : Ensino Médio : 1º série 2. ed. -- São Paulo: Editora AJS, 2013.

Downloads

Publicado

18.08.2018

Como Citar

Da Rosa Ribeiro, R. D., Sutério, G. M., & Bastos, A. R. B. de. (2018). Geometria molecular acessível para alunos com deficiência visual. Educação Química n unto e ista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1163

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula