Método Jigsaw e modelos atômicos: utilização da aprendizagem cooperativa para a inserção da História da Química

Autores

  • Lucas Peres Guimarães
  • Denise Leal de Castro

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1277

Resumo

: É de conhecimento a importância da História da Química para a construção do conhecimento científico. Com base nisso, uma atividade didática utilizando o método cooperativo Jigsaw foi elaborada e desenvolvida em uma escola privada, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, buscando-se analisar suas potencialidades no processo de ensino e de aprendizagem relacionados aos envolvidos nos modelos atômicos mais conhecidos. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo e análise dos textos produzidos pelos alunos. Os resultados indicaram incidência importante de aspectos qualitativos do processo que envolveu a fundamentação de cada modelo. A atividade proporcionou um ambiente de interação, reflexão e informação propício à construção de conhecimentos ampliando e humanizando a visão do tema.

Referências

ARONSON, E.; PATNOE, S. The Jigsaw classroom. 2ed. Nova Iorque: Longman, 1997.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, MEC, 2013, 562p.

COCHITO, M.I.S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: ACIME, 2004.

FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. F.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método cooperativo de aprendizagem cooperativa jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, n.3, p.161-168, 2010.

GATTI, S. R. T.; NARDI, R. A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. 1. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2016. v. 1. 236p.

JOHNSON, D.W.; JOHNSON, R.T. e HOLUBEC, E.J. Los nuevos círculos del aprendizaje: la cooperación en el aula y la escuela. Virginia: Aique, 1999.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1: p. 112-131, abr. 2007.

MELZER, E.E.M. ; AIRES, J.A. A História do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr.,Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.11 (22) Jan-Jun 2015. p.62-77.

Downloads

Publicado

31.01.2019

Como Citar

Guimarães, L. P., & Castro, D. L. de. (2019). Método Jigsaw e modelos atômicos: utilização da aprendizagem cooperativa para a inserção da História da Química. Educação Química n unto e ista, 2(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1277

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula