Materiais inteligentes como ferramenta para o ensino de química orgânica

Autores

  • Suellem Barbosa Cordeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento de ciência da Natureza Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ Rio de Janeiro/Brasil
  • Lidiane Aparecida de Almeida PPGEB - Universidade do Estado Rio de Janeiro Departamento de ciência da Natureza Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ Rio de Janeiro/Brasil
  • Letícia Quinello Pereira Senai cetiqt, Rio de Janeiro, Brasil. Seeduc/RJ. Rio de Janeiro/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1363

Resumo

O presente estudo apresenta considerações importantes sobre a construção de um material didático, científico e personalizado, denominado bloquinho inteligente, no processo de ensino-aprendizagem no qual aluno atua como protagonista com a participação e execução de ações educativas. Utilizou-se do lúdico e da técnica da reescrita de conteúdos da química orgânica para a obtenção de um material que torna a aquisição do conhecimento dinâmico e divertido, facilita o uso de fórmulas estruturais e nomenclatura dos compostos orgânicos e possibilita avançar na abordagem de novos temas. O trabalho foi realizado no em um colégio de Aplicação, com estudantes do ensino médio. As etapas seguidas foram planejamento, elaboração e discussão de recursos motivadores, construção, aplicação e interpretação do questionário investigativo. A intervenção se mostrou promissora, indicando que os aspectos lúdicos e cognitivos foram importantes para o ensino e a aprendizagem de conteúdos químicos (como a identificação dos grupos funcionais, nomenclatura de compostos orgânicos, construção das moléculas e reações da química orgânica), permitindo assim, avançar nas discussões científicas atreladas às questões socioambientais e tecnológicas, tão almejadas neste ramo da Química.

Biografia do Autor

Suellem Barbosa Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento de ciência da Natureza Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ Rio de Janeiro/Brasil

Graduação: Licenciatura e Bacharel em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (09/2007). Mestrado e Doutorado: Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano da Universidade Federal do Rio de Janeiro- IMA-UFRJ (08/2014).Nos anos de 2009 a 2015, atuei como professora de química na rede Estadual para o ensino médio. Atualmente é professora adjunta na Universidade do Estado do rio de janeiro (UERJ),Instituto de aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).Atua como membro da Comissão de Autorização de Pesquisa do CAp-UERJ, coordena o Programa de Iniciação Científica Jr do CAp UERJ, É membro dos Grupos de Pesquisa: Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica; LEDEN - LINGUAGEM E EDUCAÇÃO:ENSINO E CIÊNCIA. Possui experiência no ensino de ciências desde 2009 e também na área de Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos temas:i) Desenvolvimento de catalisadores e compósitos/nanocompósitos poliméricos; ii)Obtenção de Nanocelulose a Partir de Rejeitos da Agroindústria e iii) Desenvolvimento de Células Solares Poliméricas iv) Ensino de Química orgânica v) produções inteligentes no ensino de Química vi) Práticas pedagógicas no ensino de Química. 

Lidiane Aparecida de Almeida, PPGEB - Universidade do Estado Rio de Janeiro Departamento de ciência da Natureza Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ Rio de Janeiro/Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com Dedicação Exclusiva com atuação nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Pesquisa e Desenvolvimento de Catalisadores e Materiais Polímericos. 

Letícia Quinello Pereira, Senai cetiqt, Rio de Janeiro, Brasil. Seeduc/RJ. Rio de Janeiro/Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) atuando na síntese de copolímeros utilizando sistemas binários de catalisadores Metalocênicos . Doutorado no mesmo Instituto, concluído em julho de 2014, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização imortal, catalisador suportado na argila para a formação de nanocompósitos, síntese de catalisadores pós Metalocênicos para polimerização de etileno e copolímeros de etileno/norborneno. Atualmente é professora do Senai-Cetiqt e atua em projetos de pesquisa de Iniciação Científica.

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Publicado

31.01.2019

Como Citar

Cordeiro, S. B., de Almeida, L. A., & Pereira, L. Q. (2019). Materiais inteligentes como ferramenta para o ensino de química orgânica. Educação Química En Punto De Vista, 2(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1363

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula