Movilidad Internacional Brasil-Colombia: La Química Verde en la formación de profesores de Química

Autores

  • Junfanlee Oliveira Felciano Manoel Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0002-7435-1802
  • Leidy Gabriela Ariza Ariza Universidad Pedagogica Nacional (UPN, Colômbia).

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1606

Resumo

This report of experience has as main objective to make approximations of the contributions of the Green Chemistry (QV) to the formative process of graduates in Chemistry, bringing experiences of the International Mobility Paulo Freire realized in the National Pedagogical University (UPN) in a Brazil-Colombia relation about the activities developed in the classroom and in the field. We intend with this work to broaden the discussions about the need for QV in the initial and continuing training curriculum of undergraduate chemistry teachers. This way it is presented some of the areas visited that correspond to the departments of Cundinamarca, Caldas and Antioquia held in the discipline of QV and from this perspective we seek to relate the different spaces mentioned here with the importance of the experiences for the teacher training process and for their practice professional, making a parallel with the training curriculum of Chemistry teachers of the University of origin Federal University of the Triângulo Mineiro (UFTM).

Biografia do Autor

Junfanlee Oliveira Felciano Manoel, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando licenciatura em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, participou do grupo de estudos e pesquisa sobre a Formação Ética do Professor (FEP) - vinculado ao Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e submetido ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9920017665762479), Membro do grupo PET/Conexões de Saberes Licenciaturas em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química; integrante do Projeto de Inclusão: Produção de material didático para a inclusão no ensino de química. Atualmente participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC), vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7401501215962007), e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC) vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5671277186411150). 

Leidy Gabriela Ariza Ariza, Universidad Pedagogica Nacional (UPN, Colômbia).

Possui graduação em Licenciatura en Química - Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2004) e mestrado em Mestria em Docência de la Química - Universidad Pedagógica Nacional (2009) e Doutora em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

Projeto Político Pedagógico de Química Licenciatura em Química 2011. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/quimica/projeto-pedagogico>. Acesso em: 14 abr. 2018.

Anastas, P. y Warner, J. (1998). Green Chemistry: Theory and Practice. Oxford: Oxford University Press.

Aznar, P.; Martínez-Agut, M. P.; Palacios, B.; Piñero, A. y Ull, M. A. (2011). Introducing sustainability into university curricula: an indicator and baseline survey of the views of university teachers at the University of Valencia. Environmental Education Research, 17 (2), pp. 145-166. http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2010.502590

Borsese, A. y Esteban, S. (2005). Química, educación ambiental y vida cotidiana: El ozono troposférico. Enseñanza de las Ciencias, 23 (2), pp. 251-561.

BRASIL, MEC/SEB/DEP/COPFOR. Rede Nacional de Formação Continuada de professores de Educação Básica: Orientações Gerais 2005. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livrodarede.pdf>. Acesso em: 02 Nov.2018

Bybee, R. (1991). Planet Earth in Crisis: How Should Science Educators Respond? The American Biology Teacher, 53 (3), pp. 146-153. http://dx.doi.org/10.2307/4449248

Bybee, R. (1997). Towards an Understanding of Scientific Literacy. En: W. Graeber, y C. Bolte (eds.). Scientific Literacy. Kiel: IPN.

Bybee, R. y Deboer, G. (1994). Research on goals for the science curriculum. En: D. L. Handbook of Research en Science Teaching and Learning. New York: McMillan P. C.

CANDAU, V. M. F. (Coord.) Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP; Rio de Janeiro; Pontifícia Universidade Católica, 1997.

Chamizo, J. A. (2011). La imagen pública de la Química. Educación Química, 22 (4), pp. 320-331.

CÍRIACO, M. G. S. A formação de professores de química: reflexões teóricas. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.13/05_Maria%20das%20Gra%C3%A7as%20Silva%20Cir%C3%ADaco.pdf. Acesso em: 03 Set. 2018

Comisión Mundial Del Medio Ambiente y Del Desarrollo (1988). Nuestro Futuro Común. Madrid: Alianza.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares para a graduação em Química. Brasília, CNE, 2002.

De la Hoz Ayuso, A. (2009). Los estudios de postgrado en química sostenible en España. Educación Química, 20 (4), pp. 405-411.

Doria, M. C. (2009). Química Verde. Un nuevo enfoque para el cuidado del medioambiente. Educación Química, vol. XX (4), pp. 412-420.

Duarte, C. M. (coord.) (2006). Cambio Global. Impacto de la actividad humana sobre el sistema Tierra. CSIC.

Dunbar, R. (1999). El miedo a la Ciencia. Madrid: Alianza.

Edwards, M.; Gil Pérez, D.; Vilches, A. y Praia, J. (2004). La atención a la situación del mundo en la educación científica. Enseñanza de las Ciencias, 22 (1), pp. 47-63.

Edwards, M.; Gil Pérez, D.; Vilches, A. y Praia, J. (2005). La atención a la situación de emergencia planetaria en revistas de didáctica de las Ciencias y educación científica. En: Membiela y Padilla (eds.). Retos y Perspectivas de la enseñanza de las Ciencias desde el enfoque Ciencia-Tecnología-Sociedad en los inicios del siglo XXI. Vigo: Educación Editora.

FILGUEIRAS, Carlos A. L. João Manso Pereira. Químico: empérico do Brasil Colonial. Química Nova, v. 16, n. 02, p. 155-160, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Gail, J. (1984). Transcript notation. En: J. M. Atkinson y J. Heritage (eds.). Structures of Social Action.

Garritz, A. (2009). Química Verde y reducción de riesgos. Educación Química, vol. 20 (4), pp. 394397.

Gil Pérez, D. y Vilches, A. (2004). Contribución de la Ciencia a la cultura ciudadana. Cultura y Educación, 16 (3), pp. 259-272.

Gil Pérez, D.; Vilches, A.; Edwards, M.; Praia, J.; Marques, L. y Oliveira, T. (2003). A proposal to enrich teachers’ perception of the state of the world. First results. Environmental Education Research, 9 (1), pp. 67-90.

MALDANER, Otávio A. A Formação Inicial e Continuada de professores de Química. Ijuí: Unijuí, 2000.

Marco, B. (2000). La alfabetización científica. En: F. Perales y P. Cañal (eds.). Didáctica de las Ciencias Experimentales, pp. 141-164. Alcoy: Marfil.

Marco, B. (2004). Alfabetización científica: un puente entre la ciencia escolar y las fronteras científicas. Cultura y Educación, 16 (3), pp. 273-288. http://dx.doi.org/10.1174/1135640042360906

Martins, I. (coord.) (2000). O Movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Martins, I.; Paixão, F. y Marques Vieira, R. (eds.) (2004). Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciências. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Mayor Zaragoza, F. (2000). Un mundo nuevo. Barcelona: Círculo de lectores.

MENDES SOBRINHO, J. A. de C. Ensino de Ciências naturais na escola normal: aspectos históricos. Teresina: EDUFPI, 2002.

Mestres, R. (2008). Química Sostenible: conceptos, objetivos y estrategias. Química e Industria, 576, pp. 30-34.

Minería en Colombia:¿A qué precio? boletín informativo no 18. Colômbia, 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN + Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002.

Morales, Martínez, Reyes-Sánchez, Martín, Arroyo, Obaya y Miranda. (2011). ¿Qué tan verde es un experimento? Educación Química. 22(3), 240-248.

Naciones Unidas (1992). Conference on Environment and Development, Agenda 21 Rio Declaration, Forest Principles. Paris: UNESCO.

OCDE (2006). Evaluación de la Competencia Científica, Matemática y Lectora: Un marco teórico para PISA 2006. Paris: OECD.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autentica, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Práticas Pedagógicas: profissão docente e formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PINTO, A. C.; ZUCCO, C.; ANDRADE, J. B., VIEIRA, P. C. Recursos humanos para novos cenários. Quím. Nova, v.32, n.3, p 567-570,2009.

PRADO, A. G. S. Química verde, os desafios da química do novo milênio. Quim. Nova, Vol. 26, No. 5, 738-744, 2003

Reyes-Sánchez, L. B. (2012). Aporte de la Química Verde a la construcción de una ciencia socialmente responsable. Educación Química, 23 (2), pp. 222-229.

REYES-SÁNCHEZ, L. B. Aporte de la química verde a la construcción de una ciencia socialmente responsable. Educ. quím., 23(2), 222-229, 2012.

RODRIGUES, Disnah Barroso; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. A formação de professores no Brasil. In: Formação de Professores e Práticas Docentes: olhares contemporâneos. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, Marlene Araújo de Carvalho (Org.). Belo Horizonte: Autentica, 2006. p. 87-108.

SCHNETZLER, Roseli P. Pesquisa em Ensino de Química: sua conceitualização, seu desenvolvimento e sua importância na formação de professores, 2003. Programa de pósgraduação em educação - UNIMEP. Disponível em: < http://gfquae.iqm.unicamp.br//Roseli.pdf >. Acesso em: 03 jul. 2008.

Vilches, A. y Gil Pérez, D. (2009). Una situación de emergencia planetaria a la que debemos y podemos hacer frente. Revista de Educación, número extraordinario 2009, pp. 101-122.

Vilches, A. y Gil Pérez, D. (2011). Papel de la Química y su enseñanza en la construcción de un futuro sostenible. Educación Química, 22 (2), pp. 103-11.

Downloads

Publicado

31.07.2019

Como Citar

Manoel, J. O. F., & Ariza, L. G. A. (2019). Movilidad Internacional Brasil-Colombia: La Química Verde en la formación de profesores de Química. Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1606

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista