O Bioma Pantanal como espaço de ensino e aprendizagem de Química no ensino fundamental

Autores

  • Eliane Morigi Universidade Federal de Mato Grosso
  • Irene Cristina de Mello Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1649

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que investigou as possibilidades de ensino e aprendizagem de conceitos químicos para estudantes do ensino fundamental no contexto do Pantanal Mato-Grossense. Para tanto, buscamos caracterizar este Bioma como contexto de ensino e aprendizagem, e percorremos as falas das entrevistas da professora-sujeito da pesquisa, mediante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental, onde avaliou as etapas de ensino desenvolvidas e a aprendizagem de conceitos que o contexto do Pantanal Mato-Grossense proporcionou aos alunos. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória, com elementos de estudo de caso, apoiados fundamentalmente nas obras de Bogdan e Biklen (1994) e Yin (2015). Os resultados do estudo apontam que o Pantanal Mato-grossense possui características propícias para a abordagem dos conceitos de Química no ensino fundamental e apresenta evidência do potencial para trabalho interdisciplinar dos conteúdos de Química, Física e Biologia.

Palavras-chave: 

Este artigo apresenta um estudo que investigou as possibilidades de ensino e aprendizagem de conceitos químicos para estudantes do ensino fundamental no contexto do Pantanal Mato-Grossense. Para tanto, buscamos caracterizar este Bioma como contexto de ensino e aprendizagem, e percorremos as falas das entrevistas da professora-sujeito da pesquisa, mediante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental, onde avaliou as etapas de ensino desenvolvidas e a aprendizagem de conceitos que o contexto do Pantanal Mato-Grossense proporcionou aos alunos. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória, com elementos de estudo de caso, apoiados fundamentalmente nas obras de Bogdan e Biklen (1994) e Yin (2015). Os resultados do estudo apontam que o Pantanal Mato-grossense possui características propícias para a abordagem dos conceitos de Química no ensino fundamental e apresenta evidência do potencial para trabalho interdisciplinar dos conteúdos de Química, Física e Biologia.

Biografia do Autor

Eliane Morigi, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora de Ciências Naturais/Química e Pedagogia da educação básica lotada na Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT. 

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, p. 333, 1994.

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, p. 364, 2002.

FERNANDES, J. A. B. Você vê essa adaptação? Aula de campo em ciências entre o retórico e o empírico. 2006. 326 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de Ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa-PR, v. 1, n. 3, p. 70-92, 2008. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/240>. Acesso em: 03 set. 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: EPU, p. 975, 2013.

RABELO, M. T. O. et al. Percepção dos atores sociais do turismo sobre o pulso de inundação do Pantanal (MT). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.10, n.3, p. 708-736, 2017.

SILVA, D. C. O papel da aula de campo na formação de professores de biologia da Universidade Federal de Mato Grosso. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2018.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Robert K. Yin; trad. Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, p. 290, 2015.

Downloads

Publicado

28.08.2019

Como Citar

Morigi, E., & Mello, I. C. de. (2019). O Bioma Pantanal como espaço de ensino e aprendizagem de Química no ensino fundamental. Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1649

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula