O Bioma Pantanal como espaço de ensino e aprendizagem de Química no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1649Abstract
Este artigo apresenta um estudo que investigou as possibilidades de ensino e aprendizagem de conceitos químicos para estudantes do ensino fundamental no contexto do Pantanal Mato-Grossense. Para tanto, buscamos caracterizar este Bioma como contexto de ensino e aprendizagem, e percorremos as falas das entrevistas da professora-sujeito da pesquisa, mediante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental, onde avaliou as etapas de ensino desenvolvidas e a aprendizagem de conceitos que o contexto do Pantanal Mato-Grossense proporcionou aos alunos. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória, com elementos de estudo de caso, apoiados fundamentalmente nas obras de Bogdan e Biklen (1994) e Yin (2015). Os resultados do estudo apontam que o Pantanal Mato-grossense possui características propícias para a abordagem dos conceitos de Química no ensino fundamental e apresenta evidência do potencial para trabalho interdisciplinar dos conteúdos de Química, Física e Biologia.
Palavras-chave:
Este artigo apresenta um estudo que investigou as possibilidades de ensino e aprendizagem de conceitos químicos para estudantes do ensino fundamental no contexto do Pantanal Mato-Grossense. Para tanto, buscamos caracterizar este Bioma como contexto de ensino e aprendizagem, e percorremos as falas das entrevistas da professora-sujeito da pesquisa, mediante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental, onde avaliou as etapas de ensino desenvolvidas e a aprendizagem de conceitos que o contexto do Pantanal Mato-Grossense proporcionou aos alunos. Como aporte teórico-metodológico, utilizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória, com elementos de estudo de caso, apoiados fundamentalmente nas obras de Bogdan e Biklen (1994) e Yin (2015). Os resultados do estudo apontam que o Pantanal Mato-grossense possui características propícias para a abordagem dos conceitos de Química no ensino fundamental e apresenta evidência do potencial para trabalho interdisciplinar dos conteúdos de Química, Física e Biologia.
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