Iniciação Científica na Formação Inicial: os trabalhos sobre Ensino de Química apresentados nas Jornadas Científicas da SBPC

Autores

  • Roberta Maura Calefi Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Brasil).
  • Thiago Antunes-Souza Universidade Federal de São Paulo/ Departamento de Ciências Exatas e da Terra
  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Federal do Pará (UFPA, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1655

Resumo

O presente trabalho pretende discutir as contribuições da pesquisa na formação por meio da análise dos temas privilegiados por trabalhos de Iniciação Científica da área de ensino de química apresentados nas Jornadas Nacionais de Iniciação Científica (JNIC). O trabalho é de cunho qualitativo e está baseado na pesquisa documental. Para a coleta dos dados recorremos aos Anais das Jornadas Nacionais de Iniciação Científica publicados na página da Sociedade e acessamos os resumos dos trabalhos apresentados, no período de 2005 a 2017. A análise dos trabalhos se deu por meio de análise de conteúdo dos resumos simples e classificação dos trabalhos pelos eixos temáticos: i) Formação Inicial e Continuada, ii) Ensino-Aprendizagem, iii) Materiais-didáticos, iv) Experimentação e v) Educação Inclusiva. A discussão tecida proporcionou um mapeamento das tendências das pesquisas de Iniciação Científica (IC) desenvolvidas naquele evento, identificando as temáticas de investigação que estão sendo abordadas.

Biografia do Autor

Roberta Maura Calefi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Brasil).

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestra em Ciências (Química) pelo Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP e Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química - IQ UNESP Araraquara/SP. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Brasil).

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo/ Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Doutor em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Federal do Pará (UFPA, Brasil).

PhD em Educação Química - University of East Anglia, Inglaterra. Mestre em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Química pela Universidade de São Paulo. Professora visitante da Universidade Federal do Pará (UFPA, Brasil).

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Publicado

31.07.2019

Como Citar

Calefi, R. M., Antunes-Souza, T., & Schnetzler, R. P. (2019). Iniciação Científica na Formação Inicial: os trabalhos sobre Ensino de Química apresentados nas Jornadas Científicas da SBPC. Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1655

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista