Iniciação Científica na Formação Inicial: os trabalhos sobre Ensino de Química apresentados nas Jornadas Científicas da SBPC

Autores

  • Roberta Maura Calefi Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Brasil).
  • Thiago Antunes-Souza Universidade Federal de São Paulo/ Departamento de Ciências Exatas e da Terra
  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Federal do Pará (UFPA, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1655

Resumo

O presente trabalho pretende discutir as contribuições da pesquisa na formação por meio da análise dos temas privilegiados por trabalhos de Iniciação Científica da área de ensino de química apresentados nas Jornadas Nacionais de Iniciação Científica (JNIC). O trabalho é de cunho qualitativo e está baseado na pesquisa documental. Para a coleta dos dados recorremos aos Anais das Jornadas Nacionais de Iniciação Científica publicados na página da Sociedade e acessamos os resumos dos trabalhos apresentados, no período de 2005 a 2017. A análise dos trabalhos se deu por meio de análise de conteúdo dos resumos simples e classificação dos trabalhos pelos eixos temáticos: i) Formação Inicial e Continuada, ii) Ensino-Aprendizagem, iii) Materiais-didáticos, iv) Experimentação e v) Educação Inclusiva. A discussão tecida proporcionou um mapeamento das tendências das pesquisas de Iniciação Científica (IC) desenvolvidas naquele evento, identificando as temáticas de investigação que estão sendo abordadas.

Biografia do Autor

Roberta Maura Calefi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Brasil).

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestra em Ciências (Química) pelo Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP e Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química - IQ UNESP Araraquara/SP. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Brasil).

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo/ Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Doutor em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Federal do Pará (UFPA, Brasil).

PhD em Educação Química - University of East Anglia, Inglaterra. Mestre em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Química pela Universidade de São Paulo. Professora visitante da Universidade Federal do Pará (UFPA, Brasil).

Referências

AJUB, J. C. B.; AGUIAR, E. M. P. O Impacto da Iniciação Científica na Formação Universitária. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p. 77-88. 2004.

ANTUNES-SOUZA, T. (Re)Elaborações de concepções sobre docência, experimentação e ciência na formação inicial de professores de química. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-Graduação em Educação, Piracicaba, 2018.

BARBOSA, L. C.; SILVA L. B.; SILVA, T. H. Produção de uma história em quadrinhos com o tema ação oxidante dos alvejantes para auxiliar o ensino de química. In: 69ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 69., 2017, Belo Horizonte. Anais da 69ª RASBPC. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira Para O Progresso da Ciência, 2017. p. 1 - 1. Disponível em: < http://www.sbpcnet.org.br/livro/69ra/resumos/resumos.htm>. Acesso em: 04 fev. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARRETO, C. K.; SANTOS, W. L. P.; MOL, G.de S.; CARNEIRO, M. H. S.; TAVEIRA, C., M. O Uso de Livro Didático Inovador em Sala de Aula. In: 58ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 58., 2006, Florianópolis. Anais da 58ª RASBPC. Florianópolis: Sociedade Brasileira Para O Progresso da Ciência, 2006. p. 1 – 1. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/JNIC/index.html>. Acesso em: 04 fev. 2018.

BEGO, A. M.; OLIVEIRA, R. C.; CORRÊA, R. G. O papel da Prática como Componente Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: possibilidades de inovação didático-pedagógica. Química Nova na Escola. Vol. 39, N° 3, p. 250-260, 2017.

BENITE, C. R. M; BENITE, A. M. C; ECHEVERRÍA, A. R. A Pesquisa na Formação de Formadores de Professores: em foco, a educação química. Revista Química Nova na Escola, v. 32, p. 257-266, 2010.

BRIDI, J. C. A. A pesquisa na formação do estudante universitário: a iniciação científica como espaço de possibilidades. 2010. 197f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

COSTA, J. S.; NICOLLI, A. A. Ensino de Química: a inclusão de surdos sob a ótica de intérpretes e professores de química. In: 66ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 66., 2014, Rio Branco. Anais da 66ª RASBPC. Rio Branco: Sociedade Brasileira Para O Progresso da Ciência, 2014. p. 1-1 Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/66ra/resumos/resumos.htm>. Acesso em: 04 fev. 2018.

CRUZ, J. S.; SANTOS, C. L.; CARVALHO, A. S. Conquistando os Metais para a melhoria do ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências. In: 68ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 68., 2016, Porto Seguro. Anais da 68ª RASBPC. Porto Seguro: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2016. p.1. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/68ra/resumos.htm>. Acesso em: 04 fev. 2018.

CUNHA, M. I da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES/CNPq, p. 19-34, 2010.

DINIZ-PEREIRA, J. E.; AMARAL, F. V. Convergências e tensões nas pesquisas e nos debates sobre as licenciaturas no Brasil. In: DALBEN, A.; DINIZ-PEREIRA, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Orgs.) Coleção Didática e Prática de Ensino – convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Editora Autêntica, p. 527 – 550, 2010.

ECHEVERRIA, A. R.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. A pesquisa na formação inicial de professores de Química - A experiência no instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. In: ECHEVERRÍA, A. R.; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação superior em Química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. Ijuí: Unijuí, p. 25 – 48, 2010.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; PETERNELE, W. S.; YAMASHITA, M. A Formação de Professores de Química no Estado de Rondônia: Necessidades e Apontamentos. Revista Química Nova na Escola, vol. 31, n. 2, p. 113-122, 2008.

GALIAZZI, M. do C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 3ª ed., 2014.

GATTI, B.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. Políticas de formação inicial de professores. In: Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GUIMARÃES, A. S.; JESUS, P. C.; CARVALHO, A. S. A Abordagem da Química no Cotidiano como Ferramenta no processo de Ensino Aprendizagem na Escola. In: 67ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 65., 2013, Recife. Anais da 65ª RASBPC. Recife: Sociedade Brasileira Para O Progresso da Ciência, 2015. p. 1 – 1. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos.htm >. Acesso em: 04 fev. 2018.

KASSEBOEHMER, A. C.; FERREIRA, L. H. O espaço da prática de ensino e do estágio curricular nos cursos de formação de professores de química das IES públicas paulistas. Química Nova, v.31, n.3, p.694-699, 2008.

KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, M de L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD Bogotá – Colômbia, n. 14, jul. - dez., p. 55 – 73, 2015.

MALDANER O. A. Professor-Pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola, Ijuí, ano 08, n. 51, p. 5-14, jan. / mar. 1999.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química - professor/pesquisador. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

MASSENA, E. P. A formação inicial de professores de química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Educação Unisinos. Vol. 19 n. 1, janeiro/abril, p. 45-56, 2015.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos Sobre Iniciação Científica No Brasil: Uma Revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, p. 173–197, 2010a.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Iniciação científica no nível superior: funcionamento e contribuições. Campinas, SP: Editora Átomo, 2010b.

MESQUITA, N. A da S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, vol. 34, n.1, p. 165-174, 2011.

NERY, B. K.; MALDANER, O. A. Formação de Professores: compreensões em novos programas de ações. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

PÉREZ-GÓMEZ A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 93 – 114, 1992.

QUEIROZ, A. S. A formação acadêmica nos processos de Iniciação Científica: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq. 2016. 69p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, 2016.

SANDRI, V. A Pesquisa Educacional na Formação Inicial de Professores nas Licenciaturas da UNIJUÍ: Competência Profissional em Construção. 2010. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, IJUÍ/RS, 2010.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In. Gamboa, S. S (org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, L. N.; SANTOS, B. F. dos; SANTOS, A. B. dos; ARAÚJO, A. Formação Continuada de Professores de Química: uma contribuição para a formação inicial. In: 57ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 57., 2005, Fortaleza. Anais da 57ª RASBPC. Fortaleza: Sociedade Brasileira Para O Progresso da Ciência, 2005. p. 1 - 1. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/JNIC/index.html>. Acesso em: 04 fev. 2018.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova. Supl. 1, p. 14-24, 2002.

SCHNETZLER, R. P. Alternativas didáticas para a formação docente em Química. In: CUNHA, A. M. de O. (Orgs). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, p. 149 – 166. 2010.

SCHNETZLER, R. P.; ANTUNES-SOUZA, T. O desenvolvimento da Pesquisa em Educação e o seu reconhecimento no Campo Científico da Química. Educação Química en Punto de Vista. v.2, n.1, p.1 – 19, 2018.

SCHNETZLER, R. P.; SILVA, L.H.A. e ANTUNES-SOUZA, T. Mediações Pedagógicas na Interpretação de Experiências Investigativas: uma estratégia didática para a formação docente em Química. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 585-604, set./dez. 2016.

SILVA, C. S da; OLIVEIRA, L. A. A. Formação inicial de professores de química: formação especifica e pedagógica. In: NARDI, R. (Org.). Ensino de ciências e matemática I: temas sobre a formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em SciELO Books <http://books.scielo.org>. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

SILVA, R. R. de; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. e MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí. Editora Unijuí, p.231 -261, 2010.

SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. da S.; REZENDE, D. de B. O ensino de química e os 40 anos da SBQ: o desafio do crescimento e os novos horizontes. Química Nova, Vol. 40, nº. 6, 656-662, 2017.

TIBURCIO, M. A. LUPETT, K. O. Eletrofloculação no Tratamento de Água: Uma Proposta de Estudo Dirigido para o Ensino Médio. In: 67ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 67., 2015, São Carlos. Anais da 67ª RASBPC. São Carlos: Sociedade Brasileira Para O Progresso da Ciência, 2015. p. 1. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/67ra/resumos/resumos.htm>. Acesso em: 04 fev. 2018.

ZEICHNER, K. M. O professor como prático reflexivo. In: ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. p. 13-28.

Downloads

Publicado

31.07.2019

Como Citar

Calefi, R. M., Antunes-Souza, T., & Schnetzler, R. P. (2019). Iniciação Científica na Formação Inicial: os trabalhos sobre Ensino de Química apresentados nas Jornadas Científicas da SBPC. Educação Química En Punto De Vista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1655

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista