Níveis de Alfabetização Científica e Tecnológica na avaliação de Química do Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Tiago Franceschini da Rosa Sesi - Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Marcelo Lambach Universidade Federal Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1730

Resumo

No ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por uma reformulação em sua estrutura para se adequar aos princípios da formação esperada pela legislação nacional. Assim, este trabalho objetiva colocar em discussão a relação existente entre as questões utilizadas pela nova versão do exame e a concepção do ensino de Química baseado na Alfabetização Científica e Tecnológica, de modo a buscar indícios que demonstrem um possível distanciamento entre o que se espera do Enem e o que se pratica nas salas de aula. Ao se realizar um levantamento qualitativo nos itens utilizados desde a edição de 2013, foi possível estabelecer uma categorização quanto ao nível de ACT, o que favoreceu concluir que a maioria desses itens são estruturados a partir de teorias e conteúdos curriculares. Contudo, relega o processo de formação cidadã da disciplina de Química e o que dizem os documentos regulamentadores dessa disciplina.

 

Biografia do Autor

Tiago Franceschini da Rosa, Sesi - Paraná

Licenciado em Química e Mestre em Ensino de Ciências pela UTFPR

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Marcelo Lambach, Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Licenciado em Química, Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná

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Publicado

28.08.2019

Como Citar

Rosa, T. F. da, Lorenzetti, L., & Lambach, M. (2019). Níveis de Alfabetização Científica e Tecnológica na avaliação de Química do Exame Nacional do Ensino Médio. Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1730

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista