Níveis de Alfabetização Científica e Tecnológica na avaliação de Química do Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Tiago Franceschini da Rosa Sesi - Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Marcelo Lambach Universidade Federal Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1730

Resumo

No ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por uma reformulação em sua estrutura para se adequar aos princípios da formação esperada pela legislação nacional. Assim, este trabalho objetiva colocar em discussão a relação existente entre as questões utilizadas pela nova versão do exame e a concepção do ensino de Química baseado na Alfabetização Científica e Tecnológica, de modo a buscar indícios que demonstrem um possível distanciamento entre o que se espera do Enem e o que se pratica nas salas de aula. Ao se realizar um levantamento qualitativo nos itens utilizados desde a edição de 2013, foi possível estabelecer uma categorização quanto ao nível de ACT, o que favoreceu concluir que a maioria desses itens são estruturados a partir de teorias e conteúdos curriculares. Contudo, relega o processo de formação cidadã da disciplina de Química e o que dizem os documentos regulamentadores dessa disciplina.

 

Biografia do Autor

Tiago Franceschini da Rosa, Sesi - Paraná

Licenciado em Química e Mestre em Ensino de Ciências pela UTFPR

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Marcelo Lambach, Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Licenciado em Química, Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Referências

BRASIL, LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional - Lei nº 9.394/96 e Lei nº 4.024/61. Planalto, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 15 maio 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Parte I - Bases Legais. Ministério da Educação, Brasília, 2000a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Média. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação, 2000b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 3 jun. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação, 2000c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL .Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O Instituto, 2005. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/ENEM+-+Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+fundamenta%C3%A7%C3%A3o+te%C3%B3rico-metodol%C3%B3gica/449eea9e-d904-4a99-9f98-da804f3c91f5?version=1.1 Acesso em: 3 jun. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação, Brasília, p. 135, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 15 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Guia de Elaboração e Revisão de Itens. Brasília, 2010. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~marta/enem/docs_enem/guia_elaboracao_revisao_itens_2012.pdf. Acesso em: 3 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-ducacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 15 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images /BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 maio. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Enem. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: 15 maio 2019.

BYBEE, R. W. Achieving Scientific Literacy: From purposes to practices. Portsmouth: Heinmann Publishing, 1997.

BYBEE, R. W.; PRUITT, S. L. Perspectives on Science Education: A leadership seminar. NSTA. ed. Arlinton: NSTA press, v. 1, 2017. p. 63.

ENEM 2013, Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos. Acesso em: 15 maio 2019.

ENEM 2014, Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos. Acesso em: 15 maio 2019.

ENEM 2015, Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos. Acesso em: 15 maio 2019.

ENEM 2016, Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos. Acesso em: 15 maio 2019.

ENEM 2017, Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos. Acesso em: 15 maio 2019.

ENEM 2018, Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos. Acesso em: 15 maio 2019.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FOUREZ, G. Alfabetización cientifica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. 1. ed. Buenos Aires: Colihue, v. 3º reimp., 2005.

LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246/172. Acesso em: 15 ago. 2017.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Química. Paraná: Secretaria Estadual de Educação, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_quim.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.

UNESCO. Declaração de Budapeste. Marco general de acción de la declaración de Budapest, 1999. Disponível em: http://www.unesco.org/science/wcs/esp/declaracion_s.htm. Acesso em: 20 ago 2017.

Downloads

Publicado

28.08.2019

Como Citar

Rosa, T. F. da, Lorenzetti, L., & Lambach, M. (2019). Níveis de Alfabetização Científica e Tecnológica na avaliação de Química do Exame Nacional do Ensino Médio. Educação Química En Punto De Vista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1730

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista