A importância da investigação–ação no desenvolvimento profissional docente: critérios para sua adoção em teses de doutorado em Educação

Autores

  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1745

Resumo

O presente artigo discute a importância da investigação-ação (IA) no desenvolvimento profissional docente e propõe alguns critérios para a sua adoção em teses de doutorado em Educação. Para tal, a autora se apoia em referências expressivas da literatura sobre a temática e em sua experiência de ter orientado seis trabalhos de IA na pós-graduação em Educação. Um breve histórico sobre IA é apresentado, destacando suas características metodológicas e seu papel em parcerias colaborativas de professores e formadores de professores.

Biografia do Autor

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Federal do Pará

PhD em Educação Química - University of East Anglia, Inglaterra.
Professora visitante da Universidade Federal do Pará (UFPA/Brasil).

Referências

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria Crítica de la Enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona, Martinez Rocca, 1998.

CONTRERAS, J.D. La investigación en la acción. Cuadernos de Pedagogia, 224, p.7-19, 1994.

ELLIOTT, J. La investigación-acción. Ediciones Morata S.A, Madrid, 1990.

ELLIOTT, J. El cambio educativo desde la investigación-acción. Morata S. A., Madrid, 1993.

ELLIOTT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In GERALDI, C.M.; FIORENTINI, D. e PEREIRA, E.M. (Orgs). Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas, Mercado de Letras, p. 137-152, 1998.

FAVETTA, L. Enfocando Necessidades Formativas de Professores de Ciências/Biologia: um processo de investigação-ação na Prática de Ensino. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 4a edição, 1997.

GERALDI, C.M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E.M. Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas, Mercado de Letras, 1998.

GERALDI, C.M.; MESSIAS, M.G.M.; GUERRA, M.D.S. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In GERALDI, C.M.; FIORENTINI, D. e PEREIRA, E.M.(Orgs). Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas, Mercado de Letras, p.237-274, 1998.

MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí, Editora UNIJUÍ, 2000.

MARSULO, M. A. Corpo Humano: idéias de corpo complexo no ensino reflexivo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba, 2003.

MARTINS, J.P.A. Educação Ambiental crítica e formação de professoras fundada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba, 2016.

McNIFF, J. Action Research: Principles and Practice. Hong Kong: MacMillan Education Ltd, 1988.

PEREIRA, E.M. Professor como pesquisador: O enfoque da pesquisa-ação na prática docente. In GERALDI, C.M., FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (Orgs), Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas, Mercado de Letras, p.153-181,1998.

ROSA, D. E. G. Investigação-ação colaborativa sobre práticas docentes na formação continuada de formadores. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba, 2003.

ROSA, M. I. F. P. S. A Pesquisa Educativa no Contexto da Formação Continuada de Professores de Ciências. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2000.

SCHNETZLER, R.; ARAGÃO, R. M. R. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.

SCHNETZLER, R. P. Concepções e Alertas sobre a Formação Continuada de Professores de Química. Química Nova na Escola, v.16, 2002, p.15-20.

SCHNETZLER, R.P.; ANTUNES-SOUZA, T. Proposições didáticas para o formador químico: a importância do triplete químico, da linguagem e da experimentação investigativa na formação docente em Química. Química Nova, 2019 (no prelo).

SCHÖN, D. The reflective practitioner. New York, Basic Books, 1983.

STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata, 1993.

ZANON, L. B. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de química. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba, 2003.

ZEICHNER, K. M. A Formação Reflexiva de Professores: idéias e práticas. Lisboa, Educa, 1993.

ZEICHNER, K. M.; DINIZ-PEREIRA, J. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.63-80, maio/ago, 2005.

Downloads

Publicado

17.03.2020

Como Citar

Schnetzler, R. P. (2020). A importância da investigação–ação no desenvolvimento profissional docente: critérios para sua adoção em teses de doutorado em Educação. Educação Química n unto e ista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1745

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista