A produção de materiais didáticos adaptados a alunos com deficiência visual

Autores

  • Bruno Pastoriza UFPEL
  • Lucas Alexandre Porciúncula
  • Adriana Pinheiro
  • Litielli Alves
  • Suzana Souza
  • Eduarda Souza
  • Juliana Saballa
  • Bruna Gabriele Vieira
  • Fernanda Piedade

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1783

Resumo

Este artigo se propõe a articular três perspectivas de um trabalho desenvolvido no campo da produção de materiais didáticos adaptados de Química para deficientes visuais. Ele foi realizado durante o primeiro semestre de 2018, com um aluno calouro deficiente visual em uma turma de Química Geral no curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho de criação de materiais adaptados foi desenvolvido por um grupo de docentes universitários, discentes da Licenciatura em Química, uma discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e pelo próprio aluno calouro. Após uma introdução geral da relação entre deficiência visual e Ensino de Química e uma caracterização do grupo, o texto traz três seções, as quais foram construídas, respectivamente, pelas discentes que se organizaram e construíram os materiais adaptados, pelo aluno calouro e pelos docentes do Ensino Superior. Nas conclusões são discutidas as limitações e potencialidades do trabalho realizado.

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Publicado

17.03.2020

Como Citar

Pastoriza, B., Porciúncula, L. A., Pinheiro, A., Alves, L., Souza, S., Souza, E., … Piedade, F. (2020). A produção de materiais didáticos adaptados a alunos com deficiência visual. Educação Química En Punto De Vista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1783

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula