“Diariamente”: (re)inventando memórias escolares a partir das diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2186

Resumo

Este trabalho apresenta uma intervenção em sala de aula que tinha como objetivo, dentro de um planejamento maior, fomentar práticas de leitura e escrita no âmbito da formação de professores de Química. A atividade selecionada para análise foi construída a partir da discussão de um artigo e da leitura de uma produção audiovisual. Nesse processo, os licenciandos tiveram que produzir um poema no mesmo formato da música “Diariamente” da cantora Marisa Monte. Cada estrofe do poema deveria apresentar elementos das cinco abordagens (tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural) do processo de ensino e aprendizagem. Essas produções foram construídas a partir de vivências ou (re)criações sobre o ambiente escolar e analisadas à luz do conceito de intertextualidade da AD. As análises mostraram que essa atividade potencializou leituras e escritas sobre o ambiente escolar, provocando reflexões sobre esse espaço a partir de diferentes lentes do processo de ensino e aprendizagem. 

Biografia do Autor

Wallace Alves Cabral, Universidade Federal de São João Del-Rei

Doutor e Mestre em Educação. Licenciado em Química. Professor adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Referências

BRASIL. Projeto Pedagógico do Curso Química – Grau Acadêmico Licenciatura. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei - MG, 2018.

DIAS, R. H. A; ALMEIDA, M. J. P. M. A repetição em interpretações de licenciandos em física ao lerem as revistas Ciência Hoje e FAPESP. Ensaio. Belo Horizonte, n. 3, v. 12, p.51-64, 2010.

NASCIMENTO, T. G; MARTINS, I. Leituras de textos da Revista Ciência em Tela por professores de Ciências. Ensaio. Belo Horizonte, n. 3, v.13, p.207-230, 2011.

ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10.ed. Campinas, Pontes Editores, 2012.

_______. Discurso e leitura. 9ed. São Paulo: Cortez, 2015.

RIBEIRO, N. A; MUNFORD, D; PERNA, G. P. A. Experiências de leitura em Ciências da natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores formação inicial. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. v. 12, n.2, p. 129-151, 2012.

SANTOS, R. V. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Revista integração. N. 40, p. 19-31, 2005.

TRÓPIA, G. Inventar cientistas... Diariamente: leituras e narrativas na formação de professores de Ciências. In... VII CIPA – Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica. Cuiabá: UFTM, 2016.

Downloads

Publicado

12.08.2020

Como Citar

Cabral, W. A. (2020). “Diariamente”: (re)inventando memórias escolares a partir das diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Educação Química n unto e ista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2186

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula