“Diariamente”: (re)inventando memórias escolares a partir das diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2186Resumen
Este trabalho apresenta uma intervenção em sala de aula que tinha como objetivo, dentro de um planejamento maior, fomentar práticas de leitura e escrita no âmbito da formação de professores de Química. A atividade selecionada para análise foi construída a partir da discussão de um artigo e da leitura de uma produção audiovisual. Nesse processo, os licenciandos tiveram que produzir um poema no mesmo formato da música “Diariamente” da cantora Marisa Monte. Cada estrofe do poema deveria apresentar elementos das cinco abordagens (tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural) do processo de ensino e aprendizagem. Essas produções foram construídas a partir de vivências ou (re)criações sobre o ambiente escolar e analisadas à luz do conceito de intertextualidade da AD. As análises mostraram que essa atividade potencializou leituras e escritas sobre o ambiente escolar, provocando reflexões sobre esse espaço a partir de diferentes lentes do processo de ensino e aprendizagem.
Citas
BRASIL. Projeto Pedagógico do Curso Química – Grau Acadêmico Licenciatura. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei - MG, 2018.
DIAS, R. H. A; ALMEIDA, M. J. P. M. A repetição em interpretações de licenciandos em física ao lerem as revistas Ciência Hoje e FAPESP. Ensaio. Belo Horizonte, n. 3, v. 12, p.51-64, 2010.
NASCIMENTO, T. G; MARTINS, I. Leituras de textos da Revista Ciência em Tela por professores de Ciências. Ensaio. Belo Horizonte, n. 3, v.13, p.207-230, 2011.
ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10.ed. Campinas, Pontes Editores, 2012.
_______. Discurso e leitura. 9ed. São Paulo: Cortez, 2015.
RIBEIRO, N. A; MUNFORD, D; PERNA, G. P. A. Experiências de leitura em Ciências da natureza na Educação de Jovens e Adultos: um estudo das práticas de professores formação inicial. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. v. 12, n.2, p. 129-151, 2012.
SANTOS, R. V. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Revista integração. N. 40, p. 19-31, 2005.
TRÓPIA, G. Inventar cientistas... Diariamente: leituras e narrativas na formação de professores de Ciências. In... VII CIPA – Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica. Cuiabá: UFTM, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).