Experimentando e “Adoçando” o Ensino de Química: das dificuldades em estequiometria à confecção de alfajores.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2235

Resumo

Compreender as dificuldades apresentadas por estudantes e professores, no processo de ensino e aprendizagem de Química no conteúdo de Estequiometria é de extrema importância e de longa data, devido aos grande entraves matemáticos e de memorização que os estudantes tem de lidar, tornando o conteúdo maçante e desinteressado. Após inicialmente compreender quais as dificuldades dos sujeitos envolvidos, este trabalho propôs o planejamento e desenvolvimento de uma oficina temática e da experimentação  baseada nos trabalhos de Delizoicov e Angotti (1990) e aplicada aos alunos do segundo ano do ensino médio. O desenvolvimento deu-se inicialmente por um questionário como avaliação diagnóstica, seguido de atividades práticas, incluindo a confecção de alfajores e o diálogo final, como processo de validação da aprendizagem. Verificou-se com as atividades em questão, que este tipo de organização contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem de forma motivadora, articulando o conhecimento científico ao de senso comum e cotidiano.

Biografia do Autor

Gustavo Pricinotto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão

Departamento Acadêmico de Química

Julia Oliveira Primo, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Doutoranda em Química.

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982

AMARAL, L. O. F. Reações Químicas, Proporções Definidas & Cálculo Estequiométrico: Uma Discussão Sobre Ensino. Belo Horizonte: publicação interna do Departamento de Química da UFMG, 1997.

CASTILHO, D. L., SILVEIRA, K. P., MACHADO, A. H. As aulas de química como espaço de investigação e reflexão. Química Nova na Escola, n.9, p. 15-17, 1999.

CAZZARO, F. Um experimento envolvendo estequiometria. Química Nova na Escola, n.10, nov., p. 53-54, 1999.

COSTA, E.T.H.; ZORZI, M.B. Uma proposta diferenciada de ensino para o estudo da estequiometria. Produção Didático-Pedagógico. SEEPR, 2008.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

FARIAS, Carlos V. Para compreender a abordagem cognitivista de David Ausubel para o ensino. Disponível em:. Acesso em: 24 nov. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Paz e terra, 1984.

FURIÓ, C., AZCONA, R., GUISASOLA, J. Revisión de investigaciones sobre la enseñanza- aprendizaje de los conceptos cantidad de sustancia y mol. Enseñanza de las Ciências, vol. 20, n. 2, p. 229-242, 2002.

GOMES, R.S.; MACEDO, S.H. Cálculo estequiométrico: o terror nas aulas de Química. VÉRTICES, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007.

MIGLIATO, J.R.F. Utilização de Modelos Moleculares no Ensino de Estequiometria para alunos do Ensino Médio– Estequiometria – São Carlos (2005), Dissertação de Mestrado – UFSCar.

PEIXOTO, D. P. Ensino de Química e Cotidiano. Publicado em maio/1999. Disponível em: http://www.moderna.com.br/artigos/quimica/0025. Acesso em: 24 nov. 2015.

SANTOS, L.C; SILVA, M.G.L. O estado da arte sobre estequiometria: dificuldades de aprendizagem e estratégias de ensino. IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013.

SILVA, R. R., Filho, R. C. R. MOL: uma nova terminologia. Química Nova na Escola, n.1, p. 12-14, 1995.

TRISTÃO, J. C.; SILVA, G. F.; JUSTI, R. S. Estequiometria: Investigações em uma Sala de Aula Prática. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.

Downloads

Publicado

12.08.2020

Como Citar

Pricinotto, G., & Primo, J. O. (2020). Experimentando e “Adoçando” o Ensino de Química: das dificuldades em estequiometria à confecção de alfajores. Educação Química n unto e ista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2235

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula