Experimentando e “Adoçando” o Ensino de Química: das dificuldades em estequiometria à confecção de alfajores.
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2235Resumen
Compreender as dificuldades apresentadas por estudantes e professores, no processo de ensino e aprendizagem de Química no conteúdo de Estequiometria é de extrema importância e de longa data, devido aos grande entraves matemáticos e de memorização que os estudantes tem de lidar, tornando o conteúdo maçante e desinteressado. Após inicialmente compreender quais as dificuldades dos sujeitos envolvidos, este trabalho propôs o planejamento e desenvolvimento de uma oficina temática e da experimentação baseada nos trabalhos de Delizoicov e Angotti (1990) e aplicada aos alunos do segundo ano do ensino médio. O desenvolvimento deu-se inicialmente por um questionário como avaliação diagnóstica, seguido de atividades práticas, incluindo a confecção de alfajores e o diálogo final, como processo de validação da aprendizagem. Verificou-se com as atividades em questão, que este tipo de organização contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem de forma motivadora, articulando o conhecimento científico ao de senso comum e cotidiano.
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