Concepções sobre Analogias no Discurso de Professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2287

Resumo

As analogias se configuram como um importante instrumento para a compreensão dos conceitos complexos em sala de aula. Além disso, o uso de analogias pode facilitar o processo de apropriação de novos conceitos, uma vez que essa estratégia de ensino estabelece comparações entre dois domínios, um conhecido e outro desconhecido. Mediante o papel ocupado por este instrumento, é necessário conhecer as prévias concepções dos professores acerca do tema. Para isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, por meio do Estudo de Caso, tendo como instrumento de coleta o questionário e entrevista semiestruturada, aplicado a seis professores egressos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da área de Química. Como resultado foram percebidas algumas dificuldades, como: conceituar as analogias e diferenças entre as analogias e as metáforas. Desse modo, evidenciou-se a necessidade da inserção de discussões sobre o uso de analogias no ensino, ressaltando sua função, suas utilidades, suas vantagens e desvantagens.

Biografia do Autor

Rosiane Alexandre Pena Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (Área de Concentração: Ensino de Química) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está vinculada ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ/UFMT). Especialista em Ensino de Química pela Faculdade UNICA. Graduada em licenciatura plena de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Técnica em Química pelo Instituto Federal de Mato grosso. Trabalha como técnica em Química do laboratório de sementes na faculdade de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, no qual faz parte do Grupo de Pesquisa em Sementes. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/QUÍMICA/UFMT), em 2013.Foi Voluntária do Programa de Monitoria da UFMT em 2017.

Kalmon Kalmon da Silva Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestrando UFMT 2019\01 Ciências da educação e Ciências da Matemática orientador Dr. Marcel ThiaTh Damasceno Ribeiro. Possui graduação em CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS pela UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (2006). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, especialista desde 2008 em Saúde Publica com Ênfase em Saúde da Família, cursou até o 8º semestre em enfermagem porém está trancado, leciona desde 2002/2003 na rede Estadual de Mato Grosso a partir de 2014 passou a lecionar efetiva na rede municipal de ensina no Município de Santo Antônio do Leverger MT onde foi presidente do sindicato dos Servidores Municipais SISPUMSAL logo apos em 2013 assumiu como Secretário de Administração onde teve as contas aprovadas pois em vários mandato isso não ocorria. Tornou se secretário eleito no SINTEP subsede Leverger atualmente reeleito como tesoureiro.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, REAMEC (2016); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009); Graduado em Licenciatura em Química pela UFMT (2004). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais. Avaliador Institucional capacitado pelo INEP, para atuar em Avaliação de Processos de Renovação e Reconhecimento de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), junto ao INEP. Coordenador do PIBID Química Campus Cuiabá UFMT (2018). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Políticas Educacionais; Pesquisa Narrativa; Ensino de Ciências e Química na EJA; Ensino de Química e Ensino de Biologia.

Referências

ALMEIDA, H. A. As analogias utilizadas por professores de Biologia como elementos da transposição didática. 197 p. Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

ALMEIDA, H. A.; LORENCINI-JUNIOR, A. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BIZZO, N. Perspectivas para a atuação do Professor - Ciências: fácil ou difícil? 2. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2002, p.14.

BOZELLI, F. C.; NARDI, R. Interpretações sobre o conceito de metáforas e analogias presentes em licenciandos de Física. Enseñanza de las ciencias. Barcelona: n. extra, p. 1-5, 2005.

______. Discurso analógico no Ensino Superior. In: R. Nardi e M.J.P.M. Almeida. (Ed.), Analogias, leituras e modelos no ensino da ciência: A sala de aula em estudo. São Paulo: Escrituras, 2006. p.11-28.

CARVALHO, D. S.; SILVEIRA, M. R. A. Jogos de linguagem na perspectiva de Wittgenstein evidenciados em atividades de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 171-190, 2019.

COELHO, C. K. G; COIMBRA, D. C. S. LANDGRAF-VALERIO, C. L.; VILELA, M. V. F. Percepções da relação professor/livro didático e as formas de utilização de seus recursos na Escola Estadual São Lourenço, Dom Aquino-MT. Revista Monografias Ambientais, v. 14, p. 53-68, 2015.

DUARTE, M. C. Analogias na Educação em Ciências Contributos e Desafios. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, 2005.

DUIT, R. Sobre o papel das analogias e metáforas na ciência da aprendizagem. Science Education, 75(6), 649-672, 1991.

FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006.

FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio-pesquisa em educação em ciências, v. 4, n. 2, p. 1-15, dez. 2002.

FERRY, A. S.; NAGEM, R. L. Analogias & contra-analogias: uma proposta para o ensino de ciências numa perspectiva bachelardiana. Experiências em Ensino de Ciências, vol.3, n.1, p.7-21, 2008.

FLÔR, C. C. Leitura e Formação de Leitores em Aulas de Química no Ensino Médio. Tese (2009). Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. p. 203.

FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GONZALEZ GONZALEZ, B. M. Las analogías en el proceso enseñanza – aprendizaje de las ciencias de la naturaleza. 650 p. Doutorado em Didatica das Ciencias Experimentais, Universidad de La Laguna, La Laguna, 2002.

JUSTI, R. S; MENDONÇA, P. C. C. Usando analogias com função criativa: uma nova estratégia para o ensino de química. Educació química, 1(1), 24-29, 2001.

MÓL, G. O Uso de analogias no ensino de Química. 1999. 254 f. Tese (Doutoramento em Química) – Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

MOZZER, N. B.; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.15, n. 1, p. 123-147, 2015.

______. Modelagem analógica no ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências–v. 23, n. 1, p. 155-182, 2018.

OLIVA, J. M.; ARAGÓN, M. M.; MATEO, José; BONAT, M. Una propuesta didáctica basada en la investigación para el uso de analogías en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias Vigo, Espanha, v. 19, n. 3, p. 453-470, 2001.

OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciencias sobre el uso de analogias. Rev. Eureka Enseñ. Divul. Cien. v. 5, n. 1, p. 15-28, 2008.

RIGOLON, R. G. O conceito e o uso de analogias como recurso didático por licenciandos de Biologia. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação para as Ciências e o Ensino de Matemática) -Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.

RIGOLON, R. G.; OBARA, A. T. O conceito de analogias por licenciandos de Biologia. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 3, p. 19-31, set./dez. 2010.

TREAGUST, D.; DUIT, R.; JOSLIN, P.; LINDAUER, I. Science Teacher’s Use of Analogies: Observations from Classroom Practice. International Journal of Science Education, v.14, n.4, p. 413-422, 1992.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4.ed. Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZAMBON, L. B.; TERRAZZAN, E. A. Analogias produzidas por alunos do Ensino Médio em aulas de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 35, n. 1, 1505. 2013.

Downloads

Publicado

12.08.2020

Como Citar

Guimarães, R. A. P., Oliveira, K. K. da S., & Ribeiro, M. T. D. (2020). Concepções sobre Analogias no Discurso de Professores de Química. Educação Química n unto e ista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2287

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista