Concepções sobre Analogias no Discurso de Professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2287

Resumo

As analogias se configuram como um importante instrumento para a compreensão dos conceitos complexos em sala de aula. Além disso, o uso de analogias pode facilitar o processo de apropriação de novos conceitos, uma vez que essa estratégia de ensino estabelece comparações entre dois domínios, um conhecido e outro desconhecido. Mediante o papel ocupado por este instrumento, é necessário conhecer as prévias concepções dos professores acerca do tema. Para isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, por meio do Estudo de Caso, tendo como instrumento de coleta o questionário e entrevista semiestruturada, aplicado a seis professores egressos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da área de Química. Como resultado foram percebidas algumas dificuldades, como: conceituar as analogias e diferenças entre as analogias e as metáforas. Desse modo, evidenciou-se a necessidade da inserção de discussões sobre o uso de analogias no ensino, ressaltando sua função, suas utilidades, suas vantagens e desvantagens.

Biografia do Autor

Rosiane Alexandre Pena Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (Área de Concentração: Ensino de Química) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está vinculada ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ/UFMT). Especialista em Ensino de Química pela Faculdade UNICA. Graduada em licenciatura plena de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Técnica em Química pelo Instituto Federal de Mato grosso. Trabalha como técnica em Química do laboratório de sementes na faculdade de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, no qual faz parte do Grupo de Pesquisa em Sementes. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/QUÍMICA/UFMT), em 2013.Foi Voluntária do Programa de Monitoria da UFMT em 2017.

Kalmon Kalmon da Silva Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestrando UFMT 2019\01 Ciências da educação e Ciências da Matemática orientador Dr. Marcel ThiaTh Damasceno Ribeiro. Possui graduação em CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS pela UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (2006). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, especialista desde 2008 em Saúde Publica com Ênfase em Saúde da Família, cursou até o 8º semestre em enfermagem porém está trancado, leciona desde 2002/2003 na rede Estadual de Mato Grosso a partir de 2014 passou a lecionar efetiva na rede municipal de ensina no Município de Santo Antônio do Leverger MT onde foi presidente do sindicato dos Servidores Municipais SISPUMSAL logo apos em 2013 assumiu como Secretário de Administração onde teve as contas aprovadas pois em vários mandato isso não ocorria. Tornou se secretário eleito no SINTEP subsede Leverger atualmente reeleito como tesoureiro.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, REAMEC (2016); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009); Graduado em Licenciatura em Química pela UFMT (2004). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais. Avaliador Institucional capacitado pelo INEP, para atuar em Avaliação de Processos de Renovação e Reconhecimento de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), junto ao INEP. Coordenador do PIBID Química Campus Cuiabá UFMT (2018). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Políticas Educacionais; Pesquisa Narrativa; Ensino de Ciências e Química na EJA; Ensino de Química e Ensino de Biologia.

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Publicado

12.08.2020

Como Citar

Guimarães, R. A. P., Oliveira, K. K. da S., & Ribeiro, M. T. D. (2020). Concepções sobre Analogias no Discurso de Professores de Química. Educação Química En Punto De Vista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2287

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista