Concepções sobre Analogias no Discurso de Professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2287Abstract
As analogias se configuram como um importante instrumento para a compreensão dos conceitos complexos em sala de aula. Além disso, o uso de analogias pode facilitar o processo de apropriação de novos conceitos, uma vez que essa estratégia de ensino estabelece comparações entre dois domínios, um conhecido e outro desconhecido. Mediante o papel ocupado por este instrumento, é necessário conhecer as prévias concepções dos professores acerca do tema. Para isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, por meio do Estudo de Caso, tendo como instrumento de coleta o questionário e entrevista semiestruturada, aplicado a seis professores egressos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da área de Química. Como resultado foram percebidas algumas dificuldades, como: conceituar as analogias e diferenças entre as analogias e as metáforas. Desse modo, evidenciou-se a necessidade da inserção de discussões sobre o uso de analogias no ensino, ressaltando sua função, suas utilidades, suas vantagens e desvantagens.
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