Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Resumo

Este trabalho relata os resultados de uma revisão que contempla os conteúdos ácidos, bases de Arrhenius aplicada no início de um semestre letivo, utilizando-se a metodologia do ensino híbrido e um blog como recurso didático digital. Estudos de reações químicas de neutralização foram também considerados. Sala de aula invertida e laboratório rotacional foram aplicados a 28 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberaba/MG. A maioria dos estudantes possuía computador ou aparelho celular com acesso à internet, facilitando o desenvolvimento do projeto. Inicialmente, os estudantes demonstraram uma aprendizagem insatisfatória relacionada aos conteúdos previamente estudados no ano letivo anterior. Com a aplicação da metodologia do ensino híbrido, foi relatado grande interesse em utilizar o blog para realização de atividades de estudos on-line antes das aulas presenciais, além de verificar melhoria na aprendizagem dos referidos conteúdos

Biografia do Autor

Claudinei Osorio De Oliveira

Professor de Química da Educação Básica.

Alexandre Rossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICENE.

Evandro Roberto Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICTE.

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Publicado

12.08.2020

Como Citar

De Oliveira, C. O., Rossi, A., & Alves, E. R. (2020). Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio. Educação Química En Punto De Vista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula