Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Resumo

Este trabalho relata os resultados de uma revisão que contempla os conteúdos ácidos, bases de Arrhenius aplicada no início de um semestre letivo, utilizando-se a metodologia do ensino híbrido e um blog como recurso didático digital. Estudos de reações químicas de neutralização foram também considerados. Sala de aula invertida e laboratório rotacional foram aplicados a 28 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberaba/MG. A maioria dos estudantes possuía computador ou aparelho celular com acesso à internet, facilitando o desenvolvimento do projeto. Inicialmente, os estudantes demonstraram uma aprendizagem insatisfatória relacionada aos conteúdos previamente estudados no ano letivo anterior. Com a aplicação da metodologia do ensino híbrido, foi relatado grande interesse em utilizar o blog para realização de atividades de estudos on-line antes das aulas presenciais, além de verificar melhoria na aprendizagem dos referidos conteúdos

Biografia do Autor

Claudinei Osorio De Oliveira

Professor de Química da Educação Básica.

Alexandre Rossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICENE.

Evandro Roberto Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICTE.

Referências

BARRO, M.R.; FERREIRA, J.Q.; QUEIROZ, S.L. Blogs: aplicação na educação em química. Química Nova na Escola, n.30, p. 10-15, 2008.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip your classroom: Reach every student in every class every day. Washington, DC: International Society for Technology in Education, 2012. Disponível em: http://ilib.imu.edu.my/NewPortal/images/NewPortal/CompE-Books/Flip-Your Classroom.pdf. Acesso em 07 abr. 2020.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Notas Estatísticas: Censo Escolar 2017. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, jan. 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf. Acesso em 07 abr. 2020.

BROWNSTEIN, E.; KLEIN, R. Blogs: applications in science education. Journal of College Sciente Teaching, v. 35, n. 6, p. 18-22, 2006. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc30/03-EQM-5108.pdf. Acesso em 15 fev. 2019.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

DA SILVA, S. P.; ANGELA FERNANDES CAMPOS, A.F. O ensino de ligação química por meio de situação-problema com estudantes do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.5, p. 32-41, 2018.

DENG, F. Literature review of the flipped classroom. Theory and Practice in Language Studies, v. 9, n. 10, p. 1350-1356, 2019.

ENFIELD, J. Looking at the impact of the flipped classroom model of instruction on undergraduate multimedia students at CSUN. TechTrends, v. 57, p. 14–27, 2013.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados. 2006, 226 p.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 2005, Leiria, Portugal. Anais [...] Leiria, Portugal, 2005. p. 311-315.

HAMDAN, N.; MCKNIGHT, P.; MCKNIGHT, K.; ARFSTROM, K. M. A review of flipped learning, 2013. Disponível em: https://flippedlearning.org/wp-content/uploads/2016/07/LitReview_FlippedLearning.pdf. Acesso em 19 mar. 2020.

HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A. Case studies and the flipped classroom. Journal of College Science Teaching, v. 42, p.62–66, 2013.

KÖSE, U. A blended learning model supoorted with web 2.0 technologies. Procedia Social and Behavioral Sciences, n. 02, p.2794-2802, 2010.

LIMA-JÚNIOR, C. G.; CAVALCANTI, A. M. A.; OLIVEIRA, N.L.; SANTOS, G. F.; MONTEIRO-JÚNIO, J. M. A. Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: planejamento, aplicação e avaliação no ensino médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, n. 2, p. 119-145, 2017.

MAIA, D. L.; BARRETO, M. C. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias. v. 5, n. 1, p. 47- 61, 2012. Disponível em: /https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/download/213/156/. Acesso em: 10/01/2019.

MARTINS, E. R.; GOUVEIA, L. M. B.; AFONSECA, U. R.; GERALDES, W. B. Comparação entre o modelo da sala de aula invertida e o modelo tradicional no ensino de matemática na perspectiva dos aprendizes. Experiências em Ensino de Ciências, v.14, n.1, p. 522-530, 2019.

MASON, G.S.; SHUMAN, T.R.; COOK, K.E. Comparing the Effectiveness of an inverted classroom to a traditional classroom in an upper-division engineering course. IEEE Transactions on Education, v. 56, n. 4, p. 430-435, 2013.

MORAN, K.; MILSOM, A. The flipped classroom in counselor. Education Counselor Education & Supervision, v. 54, p. 32-43, 2015.

MORENO, E. L.; HEIDELMANN, S. P.; ANA-PAULA CORREIA, A. P. Using technology to support chemistry teaching and learning in the context of brazilian distance education. World Journal of Chemical Education, v. 6, n. 5, p. 223-229, 2018.

PANORAMA SETORIAL DA INTERNET. Tecnologias e educação: o uso da internet por alunos brasileiros de ensino fundamental e médio. Centro de Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil/CETIC.Br, n. 2, ano 5, 2013.

PNAD. Contínua TIC 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais. Acesso em: 18/02/2020.

RODRIGUES, L. A. Uma nova proposta para o conceito de blended learning. Interfaces da Educação, v. 01, n. 03, p. 5-22, 2010.

SILVA, L. A.; LARENTIS, A. L.; CALDAS, L. A.; RIBEIRO, M. G. L.; ALMEIDA, R. V.; HERBST, M. H. Obstáculos epistemológicos no ensino-aprendizagem de química geral e inorgânica no ensino superior: resgate da definição ácido-base de Arrhenius e crítica ao ensino das “funções inorgânicas”. Química Nova na Escola, v. 36, n. 4, p. 261-268, 2014.

STAKER H.; HORN M. B. Classifying K–12 Blended Learning, Institute Innosight, 2012. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535180.pdf. Acesso em 20 Fev. 2020.

TIC EDUCAÇÃO 2017. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2017, [livro eletrônico]/Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br, São Paulo: Comitê gestor da Internet no Brasil, 2018.

VALENTE, J.A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. UNIFESO – Humanas e Sociais. v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.

Downloads

Publicado

12.08.2020

Como Citar

De Oliveira, C. O., Rossi, A., & Alves, E. R. (2020). Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio. Educação Química n unto e ista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula