Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Resumen

Este trabalho relata os resultados de uma revisão que contempla os conteúdos ácidos, bases de Arrhenius aplicada no início de um semestre letivo, utilizando-se a metodologia do ensino híbrido e um blog como recurso didático digital. Estudos de reações químicas de neutralização foram também considerados. Sala de aula invertida e laboratório rotacional foram aplicados a 28 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberaba/MG. A maioria dos estudantes possuía computador ou aparelho celular com acesso à internet, facilitando o desenvolvimento do projeto. Inicialmente, os estudantes demonstraram uma aprendizagem insatisfatória relacionada aos conteúdos previamente estudados no ano letivo anterior. Com a aplicação da metodologia do ensino híbrido, foi relatado grande interesse em utilizar o blog para realização de atividades de estudos on-line antes das aulas presenciais, além de verificar melhoria na aprendizagem dos referidos conteúdos

Biografía del autor/a

Claudinei Osorio De Oliveira

Professor de Química da Educação Básica.

Alexandre Rossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICENE.

Evandro Roberto Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICTE.

Citas

BARRO, M.R.; FERREIRA, J.Q.; QUEIROZ, S.L. Blogs: aplicação na educação em química. Química Nova na Escola, n.30, p. 10-15, 2008.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip your classroom: Reach every student in every class every day. Washington, DC: International Society for Technology in Education, 2012. Disponível em: http://ilib.imu.edu.my/NewPortal/images/NewPortal/CompE-Books/Flip-Your Classroom.pdf. Acesso em 07 abr. 2020.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Notas Estatísticas: Censo Escolar 2017. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, jan. 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf. Acesso em 07 abr. 2020.

BROWNSTEIN, E.; KLEIN, R. Blogs: applications in science education. Journal of College Sciente Teaching, v. 35, n. 6, p. 18-22, 2006. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc30/03-EQM-5108.pdf. Acesso em 15 fev. 2019.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

DA SILVA, S. P.; ANGELA FERNANDES CAMPOS, A.F. O ensino de ligação química por meio de situação-problema com estudantes do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.5, p. 32-41, 2018.

DENG, F. Literature review of the flipped classroom. Theory and Practice in Language Studies, v. 9, n. 10, p. 1350-1356, 2019.

ENFIELD, J. Looking at the impact of the flipped classroom model of instruction on undergraduate multimedia students at CSUN. TechTrends, v. 57, p. 14–27, 2013.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados. 2006, 226 p.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 2005, Leiria, Portugal. Anais [...] Leiria, Portugal, 2005. p. 311-315.

HAMDAN, N.; MCKNIGHT, P.; MCKNIGHT, K.; ARFSTROM, K. M. A review of flipped learning, 2013. Disponível em: https://flippedlearning.org/wp-content/uploads/2016/07/LitReview_FlippedLearning.pdf. Acesso em 19 mar. 2020.

HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A. Case studies and the flipped classroom. Journal of College Science Teaching, v. 42, p.62–66, 2013.

KÖSE, U. A blended learning model supoorted with web 2.0 technologies. Procedia Social and Behavioral Sciences, n. 02, p.2794-2802, 2010.

LIMA-JÚNIOR, C. G.; CAVALCANTI, A. M. A.; OLIVEIRA, N.L.; SANTOS, G. F.; MONTEIRO-JÚNIO, J. M. A. Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: planejamento, aplicação e avaliação no ensino médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, n. 2, p. 119-145, 2017.

MAIA, D. L.; BARRETO, M. C. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias. v. 5, n. 1, p. 47- 61, 2012. Disponível em: /https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/download/213/156/. Acesso em: 10/01/2019.

MARTINS, E. R.; GOUVEIA, L. M. B.; AFONSECA, U. R.; GERALDES, W. B. Comparação entre o modelo da sala de aula invertida e o modelo tradicional no ensino de matemática na perspectiva dos aprendizes. Experiências em Ensino de Ciências, v.14, n.1, p. 522-530, 2019.

MASON, G.S.; SHUMAN, T.R.; COOK, K.E. Comparing the Effectiveness of an inverted classroom to a traditional classroom in an upper-division engineering course. IEEE Transactions on Education, v. 56, n. 4, p. 430-435, 2013.

MORAN, K.; MILSOM, A. The flipped classroom in counselor. Education Counselor Education & Supervision, v. 54, p. 32-43, 2015.

MORENO, E. L.; HEIDELMANN, S. P.; ANA-PAULA CORREIA, A. P. Using technology to support chemistry teaching and learning in the context of brazilian distance education. World Journal of Chemical Education, v. 6, n. 5, p. 223-229, 2018.

PANORAMA SETORIAL DA INTERNET. Tecnologias e educação: o uso da internet por alunos brasileiros de ensino fundamental e médio. Centro de Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil/CETIC.Br, n. 2, ano 5, 2013.

PNAD. Contínua TIC 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais. Acesso em: 18/02/2020.

RODRIGUES, L. A. Uma nova proposta para o conceito de blended learning. Interfaces da Educação, v. 01, n. 03, p. 5-22, 2010.

SILVA, L. A.; LARENTIS, A. L.; CALDAS, L. A.; RIBEIRO, M. G. L.; ALMEIDA, R. V.; HERBST, M. H. Obstáculos epistemológicos no ensino-aprendizagem de química geral e inorgânica no ensino superior: resgate da definição ácido-base de Arrhenius e crítica ao ensino das “funções inorgânicas”. Química Nova na Escola, v. 36, n. 4, p. 261-268, 2014.

STAKER H.; HORN M. B. Classifying K–12 Blended Learning, Institute Innosight, 2012. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535180.pdf. Acesso em 20 Fev. 2020.

TIC EDUCAÇÃO 2017. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2017, [livro eletrônico]/Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br, São Paulo: Comitê gestor da Internet no Brasil, 2018.

VALENTE, J.A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. UNIFESO – Humanas e Sociais. v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

De Oliveira, C. O., Rossi, A., & Alves, E. R. (2020). Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio. Educação Química n unto e ista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula