Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Resumen

Este trabalho relata os resultados de uma revisão que contempla os conteúdos ácidos, bases de Arrhenius aplicada no início de um semestre letivo, utilizando-se a metodologia do ensino híbrido e um blog como recurso didático digital. Estudos de reações químicas de neutralização foram também considerados. Sala de aula invertida e laboratório rotacional foram aplicados a 28 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberaba/MG. A maioria dos estudantes possuía computador ou aparelho celular com acesso à internet, facilitando o desenvolvimento do projeto. Inicialmente, os estudantes demonstraram uma aprendizagem insatisfatória relacionada aos conteúdos previamente estudados no ano letivo anterior. Com a aplicação da metodologia do ensino híbrido, foi relatado grande interesse em utilizar o blog para realização de atividades de estudos on-line antes das aulas presenciais, além de verificar melhoria na aprendizagem dos referidos conteúdos

Biografía del autor/a

Claudinei Osorio De Oliveira

Professor de Química da Educação Básica.

Alexandre Rossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICENE.

Evandro Roberto Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Departamento de Química/ICTE.

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Publicado

2020-08-12

Cómo citar

De Oliveira, C. O., Rossi, A., & Alves, E. R. (2020). Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio. Educação Química En Punto De Vista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula