Os conhecimentos basilares mobilizados no estágio supervisionado de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2538

Resumo

Este estudo situa-se no campo de formação de professores e objetiva identificar os conhecimentos basilares mobilizados por licenciandos em Química nos diferentes instrumentos de planejamento e ação produzidos na disciplina do Estágio Curricular Supervisionado. As categorias utilizadas na análise foram definidas a priori a partir do modelo proposto por Abell (2007), a saber: Conhecimento do Conteúdo, Conhecimento Pedagógico, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Conhecimento do Contexto. Como principais resultados temos a predominância do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, fundamentado nas estratégias instrucionais para o ensino. Assim, ressaltamos a importância da variedade de atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado, que perpassem por diferentes conhecimentos da docência.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestra em Ensino de Ciência pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado na Licenciatura em Química - diferentes olhares