Os conhecimentos basilares mobilizados no estágio supervisionado de Química
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2538Resumo
Este estudo situa-se no campo de formação de professores e objetiva identificar os conhecimentos basilares mobilizados por licenciandos em Química nos diferentes instrumentos de planejamento e ação produzidos na disciplina do Estágio Curricular Supervisionado. As categorias utilizadas na análise foram definidas a priori a partir do modelo proposto por Abell (2007), a saber: Conhecimento do Conteúdo, Conhecimento Pedagógico, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Conhecimento do Contexto. Como principais resultados temos a predominância do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, fundamentado nas estratégias instrucionais para o ensino. Assim, ressaltamos a importância da variedade de atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado, que perpassem por diferentes conhecimentos da docência.
Referências
ABELL, Sandra. Research on Science Teacher Knowledge. Handbook of Research on Science Education. p. 1105-1149, 2007.
ALMEIDA, Maria. Isabel; PIMENTA, Selma. Garrido. (orgs.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
CARLSEN, Williams. Domains of Teacher Knowledge. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. (Eds.) Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science teaching. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1999. p. 21-50.
FERNANDEZ, Carmen. Revisando a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Revista Ensaio. Belo Horizonte. Edição 2015, v. 17, n.500-528. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v17n2/1983-2117-epec-17-02-00500.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2020.
GROSSMAN, Pamela Lynn. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
MAGNUSSON, Shirley. KRAJICK, Joseph. BORKO, Hilda. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: GESS-NEWSOME, J. LEDERMAN, N. G. (Eds.),Examining pedagogical content knowledge: p. 95-132. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers,1999.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2011
PARK, Soonhye; OLIVER, Steve. Revisiting the conceptualization of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as a conceptual tool to understand teachers as professionals. Research in Science Education, New York, v. 38, p. 261-284, 2008
ROLLNICK, Marissa; BENNETT, Judith; RHEMTULA, Marian; DHARSEY, Nadine, NDLOVU, Thandi. The place of subject matter knowledge in pedagogical content knowledge: a case study of South African teachers teaching the amount of substance and chemical equilibrium. International Journal of Science Education, v. 30, n. 10, p.1365-1387, 2008
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi; SCHNETZLER, Roseli P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova[online]. São Paulo, v. 31, n. 8, p. 2174-2183, 2008.
VAN DRIEL, Jan H; VERLOOP,Nico; DE VOS, Wobbe . Developing science teachers' pedagogical content knowledge. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, NJ, v. 35, n. 6, p. 673-695, 1998.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1–22, 1987.
SHULMAN, Lee S. Those Who understand: Knowledge growth it teaching. Educacional Researcher, v.15, n.2, p.4-14, 1986CORRÊA, T. H. B.; BARBOSA, N. A. P. Educação ambiental e consciência planetária: uma necessidade formativa. Rev. Eletrônica Mestr. Educ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).