Articulação entre a pedagogia freireana e o enfoque CTSA: análise de uma experiência de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2549

Resumo

Este artigo analisa possíveis aproximações entre a perspectiva freireana de educação e o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no contexto de uma intervenção didática elaborada, aplicada e avaliada por duas licenciandas de química, a partir do tema: os impactos socioambientais associados ao descarte da escória pela Companhia Siderúrgica Nacional. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados constituídos por entrevistas, plano de aula, notas de observação e registro em áudio da aula ministrada. A interpretação dos dados, a partir de articulações entre o enfoque CTSA e as reflexões de Paulo Freire acerca dos saberes necessários à prática educativa apontam a importância de criar condições para que o licenciando reflita sobre suas concepções de ensino e aprendizagem, de modo a promover um ensino de ciências voltado para formação de cidadãos críticos e transformadores da ordem social, econômica e política que nos oprime.

Biografia do Autor

Aroldo Nascimento Silva, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Química, Mestre em Ensino de Ciências e  Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador na área de Ensino de Química.

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Publicado

31.12.2020

Como Citar

Silva, A. N., Silveira, K. de S., & Monteiro, A. C. da S. (2020). Articulação entre a pedagogia freireana e o enfoque CTSA: análise de uma experiência de formação docente. Educação Química n unto e ista, 4(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2549

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista