A formação docente em Química e os paradoxos da atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2638Resumo
O presente estudo realiza uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, que se preocupa em apontar alguns aspectos que atravessam o campo da formação do professor, bem como alguns passos e descompassos da atuação do docente em Química que atua na contemporaneidade. Quem escolhe ser professor, enfrenta alguns desses desafios: a) processos seletivos para acesso ao mercado de trabalho, os quais, muitas vezes colocam o licenciado em situação de desvantagem, assim como a concorrência com bacharéis e químicos industriais, que, inclusive, podem atuar na carreira docente/pedagógica com a aquisição de uma formação pedagógica, como é o caso dos Programas Especiais de Formação de Professores; b) Exigência de experiência docente, o que por vezes fica inviável quando se dedica à Pós-graduação e, quando bolsista de demanda social, não pode exercer atividade remunerada fora da instituição. Essas disparidades que atravessam o acesso do professor de Química ao mercado de trabalho, por vezes, é causa para a desmotivação e o mal-estar do docente, bem como de uma docência deficitária, que leva mais em conta o número de produções acadêmicas e suas classificações, em detrimento de um trabalho pedagógico que reverbere positivamente tanto na vida do estudante, quanto da vida do professor. Fato que, torna o desenvolvimento desse trabalho um importante fazer para pensar e tensionar a docência em Química no presente.
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