Uma ferramenta para o ensino das boas práticas de laboratório e segurança química na formação de profissionais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2640

Abstract

No presente artigo, apresenta-se a experiência do Ensino a Distância (EAD) para a difusão das Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Segurança Química (SQ). O curso ministrado é uma ação de extensão voltada para a capacitação de profissionais que atuam em laboratórios químicos de instituições públicas (federais, estaduais ou municipais) de ensino e pesquisa no Brasil. Para isto, o material informativo fornecido foi trabalhado através de fóruns e debates online, utilizando-se de vídeos e podcasts, em fóruns de discussão envolvendo cursistas e tutores. O entendimento da relevância dos conceitos desenvolvidos durante o curso resultou em diversas ações pontuais de melhorias no campo das boas práticas de laboratório e segurança química. Assim, entendemos que a iniciativa alcançou o objetivo principal de desenvolver a capacidade de identificar os riscos químicos no ambiente, com a consequente implementação de microprocessos de segurança química, o que previne acidentes, preserva o patrimônio público e melhora a saúde ocupacional de todos os envolvidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adan Santos Lino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil).

Joana D'Arc da Silva Trindade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/Brasil).

Charlion Cosme de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Técnico de laboratório - Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Published

2020-12-31

How to Cite

Santos Lino, A., da Silva Trindade, J. D. ., & Cosme de Oliveira, C. (2020). Uma ferramenta para o ensino das boas práticas de laboratório e segurança química na formação de profissionais. Educação Química En Punto De Vista, 4(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2640

Issue

Section

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula