Uma ferramenta para o ensino das boas práticas de laboratório e segurança química na formação de profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2640

Resumo

No presente artigo, apresenta-se a experiência do Ensino a Distância (EAD) para a difusão das Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Segurança Química (SQ). O curso ministrado é uma ação de extensão voltada para a capacitação de profissionais que atuam em laboratórios químicos de instituições públicas (federais, estaduais ou municipais) de ensino e pesquisa no Brasil. Para isto, o material informativo fornecido foi trabalhado através de fóruns e debates online, utilizando-se de vídeos e podcasts, em fóruns de discussão envolvendo cursistas e tutores. O entendimento da relevância dos conceitos desenvolvidos durante o curso resultou em diversas ações pontuais de melhorias no campo das boas práticas de laboratório e segurança química. Assim, entendemos que a iniciativa alcançou o objetivo principal de desenvolver a capacidade de identificar os riscos químicos no ambiente, com a consequente implementação de microprocessos de segurança química, o que previne acidentes, preserva o patrimônio público e melhora a saúde ocupacional de todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Adan Santos Lino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil).

Joana D'Arc da Silva Trindade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/Brasil).

Charlion Cosme de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Técnico de laboratório - Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula