Produção e uso do aplicativo QUIMILOL como recurso tecnológico educacional no ensino de química

Autores

Resumo

O presente trabalho é uma proposta de ensino-aprendizagem em química desenvolvido no Mestrado em Rede Nacional PROFQUIi, cujo objetivo foi promover a produção e uso de um aplicativo de química, denominado Quimilol como ferramenta e recurso educacional. Para tanto, foi realizado a delimitação do perfil do público participante das turmas de 1º ano do Ensino Médio das Redes Estadual e Federal, situadas em Maceió. Em seguida, instruções do uso dos aplicativos Socrative e Plickers foram dadas para coleta de dados. O aplicativo Quimilol foi testado e avaliado por discentes e docentes de química convidados. Como resultado, 90% dos alunos o consideraram de fácil manuseio e potencializador do conhecimento acerca do conteúdo distribuição eletrônica como facilitador do processo de aprendizagem de química. O aplicativo teve boa aceitação pelos docentes e, considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propôs.

Biografia do Autor

Edmar Marinho de Azevedo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Rede Nacional de Química (PROFQUI/UFAL) e professor de Química no Ensino Médio.

Valéria Rodrigues dos Santos Malta, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química da Universidade Federal de Alagoas (PROFQUI/UFAL, Brasil).

Francine Santos de Paula, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e docente da mesma universidade.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Azevedo, E. M. de, dos Santos Malta, V. R. ., & Santos de Paula, F. (2021). Produção e uso do aplicativo QUIMILOL como recurso tecnológico educacional no ensino de química. Educação Química n unto e ista, 5(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2703

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula