Produção e uso do aplicativo QUIMILOL como recurso tecnológico educacional no ensino de química

Autores/as

Resumen

O presente trabalho é uma proposta de ensino-aprendizagem em química desenvolvido no Mestrado em Rede Nacional PROFQUIi, cujo objetivo foi promover a produção e uso de um aplicativo de química, denominado Quimilol como ferramenta e recurso educacional. Para tanto, foi realizado a delimitação do perfil do público participante das turmas de 1º ano do Ensino Médio das Redes Estadual e Federal, situadas em Maceió. Em seguida, instruções do uso dos aplicativos Socrative e Plickers foram dadas para coleta de dados. O aplicativo Quimilol foi testado e avaliado por discentes e docentes de química convidados. Como resultado, 90% dos alunos o consideraram de fácil manuseio e potencializador do conhecimento acerca do conteúdo distribuição eletrônica como facilitador do processo de aprendizagem de química. O aplicativo teve boa aceitação pelos docentes e, considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propôs.

Biografía del autor/a

Edmar Marinho de Azevedo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Rede Nacional de Química (PROFQUI/UFAL) e professor de Química no Ensino Médio.

Valéria Rodrigues dos Santos Malta, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química da Universidade Federal de Alagoas (PROFQUI/UFAL, Brasil).

Francine Santos de Paula, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e docente da mesma universidade.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Azevedo, E. M. de, dos Santos Malta, V. R. ., & Santos de Paula, F. (2021). Produção e uso do aplicativo QUIMILOL como recurso tecnológico educacional no ensino de química. Educação Química En Punto De Vista, 5(2). Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2703

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula