A Lei 10.639/2003 e o Ciclo da Cana-de-Açúcar
Uma intervenção pedagógica no ensino de Química
Resumo
O presente artigo analisou argumentações produzidas por estudantes do ensino médio acerca do tema “o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil”, em que foram discutidos os conteúdos químicos e a historiografia do negro no Brasil. O objetivo desse estudo foi inserir a Lei 10.639/2003 na educação química. A investigação apresentou elementos de uma pesquisa participante e afrocêntrica, participaram da investigação 29 estudantes. Compõem os resultados o planejamento e aplicação de uma Intervenção Pedagógica e 4h55mim de aula gravada em áudio e vídeo, que foram transcritas e analisadas conforme a análise da conversação. Os referenciais teóricos afrocentristas que embasaram esse estudo, buscam valorizar a historicidade e valores culturais e tecnológicos africanos e afro-brasileiros. Os resultados evidenciam possibilidades para trabalhar conteúdos químicos a partir da historicidade e do contexto cultural e epistêmico afro-brasileiro e africano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).