A Lei 10.639/2003 e o Ciclo da Cana-de-Açúcar

Uma intervenção pedagógica no ensino de Química

Autores

  • Antônio César Batista Alvino Rede Estadual de Goiás
  • Marilene Barcelos Moreira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marysson Jonas Rodrigues Camargo Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

O presente artigo analisou argumentações produzidas por estudantes do ensino médio acerca do tema “o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil”, em que foram discutidos os conteúdos químicos e a historiografia do negro no Brasil. O objetivo desse estudo foi inserir a Lei 10.639/2003 na educação química. A investigação apresentou elementos de uma pesquisa participante e afrocêntrica, participaram da investigação 29 estudantes. Compõem os resultados o planejamento e aplicação de uma Intervenção Pedagógica e 4h55mim de aula gravada em áudio e vídeo, que foram transcritas e analisadas conforme a análise da conversação. Os referenciais teóricos afrocentristas que embasaram esse estudo, buscam valorizar a historicidade e valores culturais e tecnológicos africanos e afro-brasileiros. Os resultados evidenciam possibilidades para trabalhar conteúdos químicos a partir da historicidade e do contexto cultural e epistêmico afro-brasileiro e africano.

Biografia do Autor

Antônio César Batista Alvino, Rede Estadual de Goiás

Doutor em Educação Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor da Rede Estadual de Goiás

Marilene Barcelos Moreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Federal de Goiás

Marysson Jonas Rodrigues Camargo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professor Substituto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)

Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG)

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula