A Lei 10.639/2003 e o Ciclo da Cana-de-Açúcar
Uma intervenção pedagógica no ensino de Química
Resumen
O presente artigo analisou argumentações produzidas por estudantes do ensino médio acerca do tema “o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil”, em que foram discutidos os conteúdos químicos e a historiografia do negro no Brasil. O objetivo desse estudo foi inserir a Lei 10.639/2003 na educação química. A investigação apresentou elementos de uma pesquisa participante e afrocêntrica, participaram da investigação 29 estudantes. Compõem os resultados o planejamento e aplicação de uma Intervenção Pedagógica e 4h55mim de aula gravada em áudio e vídeo, que foram transcritas e analisadas conforme a análise da conversação. Os referenciais teóricos afrocentristas que embasaram esse estudo, buscam valorizar a historicidade e valores culturais e tecnológicos africanos e afro-brasileiros. Os resultados evidenciam possibilidades para trabalhar conteúdos químicos a partir da historicidade e do contexto cultural e epistêmico afro-brasileiro e africano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).